Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

CBF explica liberação de atletas do Atlético-GO que testaram positivo

Jorge Pagura diz que comissão seguiu recomendação do Centro de Controle de Doenças dos EUA

O presidente da Comissão Médica da CBF, Jorge Pagura, explicou ao ge os critérios usados pela confederação para liberar quatro jogadores do Atlético-GO que testaram positivo para o novo coronavírus para enfrentar o Flamengo nesta quarta-feira, pela segunda rodada do Brasileirão.

"Nos baseamos em uma norma do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, já aceita pela Organização Mundial de Saúde. Essa norma prevê que, após um exame PCR positivo, o isolamento de dez dias é suficiente para liberar o paciente", disse Pagura.

Leia também

"Todos os clubes estão informados sobre o que ficou estabelecido. Houve um caso do Oeste (clube paulista que joga a Série B) que foi liberado com base nos mesmos critérios", completou.

Um documento ao qual o ge teve acesso, assinado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Clovis Arns, foi enviado aos clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Ele deixa claro que atletas que testaram positivo há mais de dez dias (caso do quarteto do Atlético-GO) podem jogar e não precisam realizar novos testes.

Riscos

A nova regra foi publicada pelo CDC em 22 de julho. O resumo da publicação diz que essa medida "limita o isolamento prolongado e o uso desnecessário de recursos de teste de laboratório".

Questionado se não seria mais seguro fazer um novo teste com esses jogadores antes que eles pudessem voltar a atuar, Pagura respondeu:

"Essa regra caiu. Não é mais preciso repetir, porque em muitos casos esses novos exames continuavam dando positivo por muito tempo, até 12 semanas, 15 semanas, em pacientes que já não transmitiam o vírus para ninguém. Não vamos liberar ninguém para jogar infectado. É seguro, não há risco", disse.

Alberto Chebabo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologista (SBI), tem uma visão parecida.

"O que a gente sabe é que um PCR positivo, depois do oitavo, nono dia de doença, não significa mais um vírus com capacidade de transmissão. Isso já está bem documentado. É apenas um material genético do vírus que pode já estar morto ou sem capacidade de infectar outras pessoas".

Repercussão

A notícia de que quatro jogadores do Atlético-GO estavam contaminadas foi anunciada pelo secretário-geral da CBF, Walter Feldman, em entrevista para a "Fox Sports". O próprio clube foi surpreendido com a informação - passada diretamente pelo hospital Albert Einstein para o dirigente da CBF.

As declarações de Feldman foram alvo de críticas dentro e fora da CBF por dois motivos: 1) ainda havia um "recurso médico" a ser apresentado pelo clube, que poderia resultar na liberação dos jogadores, como de fato aconteceu; 2) só os clubes devem anunciar seus casos positivos, não a CBF.

Nesta semana, após o adiamento do jogo entre Goiás e São Paulo, a CBF alterou seu protocolo médico e passou a testar todos os jogadores inscritos no campeonato (até o limite de 40 por time) e não apenas 23, como anteriormente. Também liberou os clubes para utilizarem outros laboratórios e hospitais para a realização de exames. Antes, tudo era concentrado no Einstein, em São Paulo.

Procurado pela reportagem sobre a liberação aos jogadores do Atlético-GO, o Flamengo disse que "vai seguir as recomendações da CBF".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

CBF

Relacionadas