Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Brasil bate Argentina de virada na segunda vitória na Liga da Nações

Mesmo com "apagões", seleção mostra cabeça e raça para buscar o segundo triunfo no torneio

Na reedição da disputa da medalha de bronze na Olimpíada de Tóquio, a renovada seleção masculina de vôlei foi melhor e venceu de virada a Argentina, por 3 a 2 (19/25, 25/19/ 23/25, 25/23, 15/13), nesta quinta-feira. Mesmo com "apagões" no meio de sets, o Brasil teve cabeça e raça para buscar o resultado positivo.

Para vencer a Argentina, a seleção mostrou força de conjunto. Renan rodou bastante o elenco e jogadores como Honorato, Judson e Bruninho, que vieram do banco, foram essenciais para o resultado positivo no Canadá.

Leia também

O time ainda tomou um susto quando Alan deixou a quadra no meio do terceiro set. O jogador rompeu o tendão de Aquiles na temporada passada e voltou agora à seleção. Felizmente, aparentemente foi apenas um desconforto e a comissão decidiu poupar o jogador. Abouba entrou em seu lugar e teve grande atuação.

O próximo adversário é Cuba, tradicional rival do Brasil, no sábado. O jogo começa às 17h30 (horário de Brasília) e tem transmissão ao vivo do sportv2. O ge acompanha em tempo real todos os lances.

Destaques

Alan vinha sendo o grande destaque do Brasil, mas sentiu um desconforto na panturrilha e precisou sair no terceiro set. Honorato entrou bem no jogo e, apesar de alguns erros, foi fundamental pro Brasil equilibrar o jogo. Pela Argentina, o levantador De Cecco deu uma aula. Bruno Lima foi o grande pontuador, com 20 pontos.

Próximos jogos

O Brasil volta à quadra no sábado, contra Cuba, e encerra a primeira semana contra os Estados Unidos, no domingo. Todos os jogos terão transmissão ao vivo do sportv2. O ge acompanha em tempo real.

Na tabela

O Brasil está em segundo, empatado com a Polônia, com duas vitórias e cinco pontos. A Argentina está em quarto, com quatro pontos.

O jogo

As equipes começaram fazendo um bom jogo, equilibrado e com grandes rallys. A Argentina conseguiu abrir vantagem num contra-ataque virado na diagonal curta por Bruno Lima (11 a 9). O próprio Bruno foi pro saque, forçou o erro de Thalles e Vicentim botou no chão (12 a 9). O Brasil até reagia, tirava um ou outro ponto, mas logo errava e não conseguia encostar. Aí veio o primeiro apagão. No ace de De Cecco, os hermanos abriram 19 a 14. Renan tentou a inversão 5-1, mas só piorou a situação. Sem conseguir esboçar reação, a seleção viu a Argentina fechar o primeiro set em 25 a 19 em ataque para fora de Alan.

A Argentina abriu de cara três a zero no segundo set com um bloqueio de Bruno Lima em Lucarelli. O Brasil criava situações de contra-ataque, mas não conseguia virar. Flávio achou um ace e diminuiu para 9 a 8. Honorato entrou no lugar de Adriano para tentar ajudar a resolver esse problema. E deu certo. Aos poucos, o Brasil foi tirando a vantagem, principalmente com Lucarelli e Alan, e colocando pressão nos rivais. Bruno Lima atacou para fora e ficou tudo igual (12 a 12). Lucarelli parou o oposto hermano e abriu vantagem (19 a 16). Em bola de xeque de Honorato, a seleção devolveu o placar do set anterior: 25 a 19.

O Brasil começou muito perdido em quadra no terceiro set. Errando bastante, deixou a Argentina abrir 6 a 1, principalmente com contra-ataques em cima do levantador Cachopa, o mais baixo em quadra. Renan então trocou Cachopa por Bruninho para tentar mudar o ritmo de jogo. Mas foi na linha de saque que a seleção apertou. Alan e Honorato fizeram aces e a vantagem hermana caiu para 10 a 8. Em mais uma passagem de Alan pelo saque, ele sentiu um desconforto e foi substituído por Abouba. Loser parou Flavio no bloqueio e voltou a abrir quatro para a Argentina (19 a 15). Nervoso, o Brasil abriu o baú dos erros em mais um "apagão". Lucarelli atacou para fora e a vantagem rival foi a 22 a 15. Bruninho foi para o saque, conseguiu uma boa sequência e diminuiu para 23 a 20. Depois, foi a vez de Lucarelli encaixar dois bons saques. Arthur Bento parou Lima e fez 24 a 23. Lucarelli teve a chance de empatar, mas em bola difícil acabou batendo para fora. Vitória argentina por 25 a 23.

Alan seguiu fora no quarto set e Abouba continuou em seu lugar. E foi pelas mãos dele que o Brasil abriu 3 a 1. Bruno Lima atacou para fora, ampliando a vantagem para 4 a 1. Mas a Argentina foi buscar aos poucos. Thalles errou o passe e a bola voltou para a Argentina. Bruno Lima colocou no chão e virou para 10 a 9. De novo, a seleção sofreu um apagão no meio do set e permitiu que o rival 14 a 11. Renan fez a inversão com Cachopa e Arthur Bento improvisado como oposto. No saque do garoto, a seleção teve o contra-ataque e encostou em 18 a 17. Abouba, que entrou muito bem, não desperdiçou o contra-ataque e empatou no 21 a 21. A virada veio com uma bola que passou de graça e Bruninho levantou de primeira para Lucarelli: 23 a 22. Judson, outro que entrou muito bem na partida, sacou curtinho, quebrou a jogada argentina e, no contra-ataque, Lucarelli fechou a parcial em 25 a 23.

No tie-break, Honorato conseguiu virar contra-ataque do Brasil e fez 4 a 2. Mas Loser fez um ace e empatou. O jogo ficou tenso e muito bem jogado. As duas equipes trocavam pontos e não conseguiam desgarrar no placar. Até que Abouba fez bom saque e Judson bateu de xeque, fazendo 13 a 11. Logo em seguida, o próprio Judson bateu para baixo demais, a bola pegou na fita e foi para fora: 13 a 13. Cachopa e Arthur Bento entraram na inversão e foram fundamentais para a virada. O levantador defendeu o ataque adversário, o garoto botou na pinta para Lucarelli explorar o bloqueio e fechar em 15 a 13.

Como é o esquema de classificação da Liga das Nações:

A Liga das Nações é disputada entre 16 seleções, com duas fases de competição. Na primeira, cada equipe joga 12 vezes, em três etapas diferentes. Cada jogo vale pontos para a tabela classificatória.

Ao final das três rodadas, as oito melhores equipes avançam à fase final. O país que sediar a disputa pelo título tem lugar garantido entre os classificados. No caso da competição masculina, a Polônia já têm lugar reservado.

Na fase final, o formato é de eliminação direta. Ou seja: nas quartas de final, o primeiro colocado encara o oitavo e assim por diante. Na sequência, serão disputadas as semifinais e as finais.

Confira os jogos da seleção na primeira semana da Liga das Nações:

Quarta-feira (07/06)

21h – Brasil 3 x 1 Alemanha

Quinta-feira (08/06)

21h – Brasil x Argentina

Sábado (10/06)

17h30 – Brasil x Cuba

Domingo (11/06)

15h30 – Brasil x Estados Unidos

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas