Maceió será sede dos Mundiais Universitários de Vôlei de Praia e de Triatlo em setembro

De 6 a 10 de setembro, competições são gratuitas e abertas ao público, e esperam cerca de 500 participantes de 25 países

A Praia de Pajuçara, em Maceió, será palco de dois Campeonatos Mundiais Universitários: de vôlei de praia e de triatlo, de 6 a 10 de setembro. Gratuitos e abertos ao público, ambos esperam cerca de 500 participantes de 25 países, entre atletas, chefes de delegação, técnicos, árbitros, voluntários e comitê organizador.

A organização é da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) - entidade máxima responsável pela administração do desporto universitário no Brasil - e da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU).

O Mundial Universitário de Vôlei de Praia seria inicialmente em Lake Placid (EUA), mas foi conferido ao Brasil pela FISU em 2022. O evento será de 6 a 10 de setembro, dez anos após Maceió ter sediado o mesmo mundial, em 2012. Já o de Triatlo está confirmado no Brasil desde 2020. A disputa deste ano será nos dias 9 e 10 de setembro, no feminino, masculino e revezamento misto, na distância sprint: 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida.

Inscrições para segunda etapa do Circuito Ôxe de Triatlo já estão abertas - Foto: FOTO: Maivan Fernandez

Segundo normativa da FISU, podem participar estudantes atletas de todo o mundo, de 18 a 25 anos, regularmente matriculados em uma instituição de Ensino Superior.

“Desde 2008 o Brasil entrou na rota dos mundiais universitários. De lá para cá, a cada 2 anos (anos pares, anos de mundiais) o Brasil é sede de pelo menos uma das mais de 30 modalidades que a FISU realiza. Este ano será ainda mais especial, pois realizaremos dois mundiais após um período de interrupção causado pela pandemia de Covid. Por outro lado, Maceió tem se apresentado como a capital do triatlo no Brasil, e os atletas vão encontrar um circuito tecnicamente perfeito e rodeado de inúmeras belezas naturais”, disse o presidente da CBDU, Luciano Cabral.