Verstappen faz pole do GP de Abu Dhabi e Pérez fica em segundo

Verstappen anota a sétima pole da temporada e 20ª da carreira. Leclerc larga em terceiro no grid deste domingo (20/11)

O piloto holandês Max Verstappen conquistou a ponta do grid de largada para o Grande Prêmio de Abu Dhabi ao anotar uma volta de 1min23s824 no Circuito de Yas Marina neste sábado (19). Será a terceira pole position seguida nessa pista e a sétima na temporada. 20ª da carreira. Seu companheiro na Red Bull, Sergio Pérez, ficou em segundo lugar, à frente de Charles Leclerc.

“Max me ajudou. Estou otimista para amanhã”, declarou Pérez, que está em terceiro lugar da classificação do campeonato, empatado em 290 pontos com Leclerc, vice-líder por ter três vitórias contra duas do mexicano. A corrida está marcada para as 10 horas deste domingo.

No grid de domingo, logo atrás de Leclerc, estará seu parceiro Carlos Sainz, dono da quarta posição. A quinta e a sexta ficaram com a Mercedes, representada por Lewis Hamilton acima de George Russel. Lando Norris e Esteban Ocon ficaram em sétimo e oitavo, respectivamente, seguidos por Sebastian Vettel, que largará em nono na sua corrida de despedida da F-1. O décimo tempo foi anotado por Daniel Ricciardo, mas ele perderá três colocações como punição por acertar a traseira Haas de Kevin Magnussen em Interlagos.

O Q1 foi de disputa acirrada entre os tempos mais para decidir quem avançaria à sessão seguinte, não à toa Fernando Alonso avançou em 15º lugar por uma diferença de apenas 52 milésimo em relação ao 16º sexto Kevin Magnussen, que puxou a fila dos eliminados, integrada também por Pierre Gasly, Valtteri Bottas, Alexander Albon e Nicholas Latifi. Os melhores tempos foram de Verstappen e Pérez, seguidos pelos ferraristas Sainz e Leclerc.