Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Uefa planeja mudar o formato das eliminatórias para a Copa do Mundo

Entidade foca no interesse do público com relação aos jogos classificatórios

O Comitê Executivo da Uefa vai abordar nesta quarta-feira, uma mudança no futebol europeu de seleções a partir de 2024. Uma delas é o novo formato das eliminatórias para a Copa do Mundo, que a partir de 2026, terá 48 seleções participando. Delas, 16 equipes nacionais são europeias; quatro a mais que nas últimas edições.

Há mais de uma opção que a Uefa está a considerar como possíveis para modificar uma fase de qualificação que em alguns casos se tornou monótona e com jogos muito desiguais entre equipas poderosas e outras de menor importância. A alternativa que tem mais peso é criar 12 grupos de quatro ou cinco times e que os 12 primeiros se classifiquem diretamente. As outras quatro vagas viriam dos playoffs.

Leia também

As alterações também levam em conta o interesse televisivo. Por isso, a ideia pé que a quantidade de jogos seja reduzida, pelo fato de que nos últimos anos, aconteceram muitas partidas com poucas situações de classificação em jogo.

A outra grande novidade virá na Liga das Nações. O novo calendário contará com mais dois jogos para a referida competição, claramente em alta nos últimos tempos no terreno da UEFA. Em vez do primeiro se classificar diretamente para a Final Four, como até agora, será criado um playoff após a fase de grupos que incluirá o último. Os vencedores desses playoffs serão aqueles que disputarem as semis e a final.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas