Uefa planeja mudar o formato das eliminatórias para a Copa do Mundo

Entidade foca no interesse do público com relação aos jogos classificatórios

O Comitê Executivo da Uefa vai abordar nesta quarta-feira, uma mudança no futebol europeu de seleções a partir de 2024. Uma delas é o novo formato das eliminatórias para a Copa do Mundo, que a partir de 2026, terá 48 seleções participando. Delas, 16 equipes nacionais são europeias; quatro a mais que nas últimas edições.

Há mais de uma opção que a Uefa está a considerar como possíveis para modificar uma fase de qualificação que em alguns casos se tornou monótona e com jogos muito desiguais entre equipas poderosas e outras de menor importância. A alternativa que tem mais peso é criar 12 grupos de quatro ou cinco times e que os 12 primeiros se classifiquem diretamente. As outras quatro vagas viriam dos playoffs.

As alterações também levam em conta o interesse televisivo. Por isso, a ideia pé que a quantidade de jogos seja reduzida, pelo fato de que nos últimos anos, aconteceram muitas partidas com poucas situações de classificação em jogo.

A outra grande novidade virá na Liga das Nações. O novo calendário contará com mais dois jogos para a referida competição, claramente em alta nos últimos tempos no terreno da UEFA. Em vez do primeiro se classificar diretamente para a Final Four, como até agora, será criado um playoff após a fase de grupos que incluirá o último. Os vencedores desses playoffs serão aqueles que disputarem as semis e a final.