Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Uefa permite retorno de público em até 30%, de acordo com aprovação local

Entidade aponta que teste na Supercopa foi bem sucedido e anuncia volta gradativa de torcedores aos estádios, ainda sem a presença de visitantes

No dia do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa 2020/21, a Uefa anunciou uma nova determinação a respeito de público nos estádios. A entidade divulgou que seus jogos poderão contar com até 30% da capacidade de torcedores, dependendo da aprovação de autoridades locais.

O teste realizado na final da Supercopa, entre Bayern de Munique e Sevilla - com vitória dos alemães no último dia 24, em Budapeste, na Hungria -, foi considerado bem sucedido. A determinação já vale para os próximos jogos entre seleções - a Liga das Nações tem rodada a partir do dia 10 de outubro.

A capacidade de 30% só será atingida caso esteja de acordo com os limites estabelecidos pelo país em que cada jogo for realizado. Torcedores visitantes ainda não estão permitidos.

No comunicado oficial, a Uefa garantiu que o distanciamento social será obrigatório para os torcedores, que terão medidas de precaução adicionais, como uso o de máscara nos estádios.

"A Supercopa demonstrou que é possível assistir aos jogos de futebol nas circunstâncias certas, colocando a saúde e a segurança em primeiro lugar com medidas atenuantes abrangentes. A partida também demonstrou a aceitação dos torcedores quanto às medidas de precaução sanitária e sua disposição em seguí-las e se comportar de acordo", disse a nota.

Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, comentou a nova decisão. Ele citou que 27 países já permitem torcidas até certo ponto e destacou a importância do retorno gradativo.

- É um primeiro passo sensato que coloca a saúde dos torcedores em primeiro lugar e respeita as leis de cada país.

- Embora todos nós enfrentemos um inimigo comum no Covid, diferentes países têm diferentes abordagens e diferentes desafios a qualquer momento. Esta decisão permite muito mais flexibilidade local para lidar com a admissão de torcedores do que anteriormente, respeitando sempre a avaliação das autoridades locais - completou.

Tags