Yuki Tsunoda continua sendo considerado para uma promoção para a Red Bull na Fórmula 1, desde que ele siga apresentando resultados consistentes. Pelo menos é o que afirma o CEO da RB, Peter Bayer.
Em junho, a RB anunciou que Tsunoda permaneceria na equipe para 2025 e, nas últimas semanas, ele foi preterido para uma vaga na Red Bull, com o lugar de Sergio Pérez ameaçado por seu baixo desempenho.
Leia também
Com a organização da Red Bull planejando manter Pérez e Daniel Ricciardo em suas respectivas equipes até o fim do ano, as formações de 2025 serão o foco, especialmente se Pérez não conseguir reverter sua má fase.
Bayer disse que Tsunoda será uma opção para a Red Bull se tiver um desempenho consistente e de alto nível.
"Helmut [Marko, conselheiro da Red Bull] disse ele mesmo, em alemão você diz que 'uma andorinha não faz verão'", disse Bayer ao Motorsport.com. "O que isso significa é que, se Yuki continuar correndo nesse nível de forma consistente, ele será considerado para uma vaga na Red Bull".
"Em última análise, essa é exatamente a nossa missão e a missão que nos foi dada pelos acionistas. E se isso significar que ele precisa de outra temporada ao lado de um Daniel forte, essa pode ser uma opção".
"Também pode ser uma opção [dizer] que, ok, agora acreditamos que ele está pronto. Então, conversaremos com Liam [Lawson]. Não estamos com pressa, apesar de todas as pessoas [que] acham que estamos, porque temos todas as opções em nossas mãos".
O chefe da RB, Laurent Mekies, classificou a melhora de Tsunoda em seu quarto ano na F1 como "fenomenal" e admirou sua ambição de subir para a Red Bull.
"Você espera muitas coisas de um jovem entre o primeiro e o segundo ano, talvez entre o segundo e o terceiro ano", disse Mekies. "Mas você não espera esse tipo de passo fenomenal entre o terceiro e o quarto ano, então - sim, ele está mais rápido. Sim, ele está mais calmo. Sim, ele está se integrando melhor à equipe, tem um feedback melhor e, com sorte, está feliz!".
"Mas, falando sério, ele tem sido um ponto de referência na maneira como sai da garagem na sexta-feira no TL1 - e, bang: na primeira volta, ele está lá. Yuki é um piloto da Red Bull. Ele deve ter a ambição de pilotar pela Red Bull. Se ele não tiver isso, está errado".
"Espero e confio que ele queira, acima de tudo, guiar o carro para vencer corridas. Nós também tentamos ajudá-lo a se desenvolver dessa forma. Então, o negócio é esse. Ele ficou totalmente feliz em renovar seu contrato conosco para pilotar no próximo ano? Sim, [e] é uma questão para ele, mas porque o que ele nos diz é que ele é mega ambicioso, ele pode ver uma equipe [que] é mega ambiciosa e o ajuste está obviamente funcionando".
"Isso o ajuda a se desenvolver, e ele nos retribuiu com um nível de desempenho incrível".