Torcedores do Valladolid serão punidos por racismo contra Vini Jr.
Comissão aplicará multa de 4 mil euros para os torcedores identificados, que também não poderão frequentar espaços esportivos por um ano
FOTO: AFP

Os torcedores do Real Valladolid que proferiram insultos racistas contra Vinicius Júnior, em jogo pelo Campeonato Espanhol, no final do ano passado, serão penalizados. O anúncio foi feito pela Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte da Espanha, nesta segunda-feira (30/1).
Em comunicado do Conselho Superior de Esportes, que comanda a comissão, a polícia está juntando dados para aplicar uma multa de 4 mil euros (mais de R$ 22 mil), além de restringir o acesso a eventos esportivos por um ano para cada um dos identificados.
Após o episódio, Vinícius cobrou LaLiga para que tomasse providências contra os autores das ofensas. Javier Tebas, presidente da entidade, rebateu as críticas afirmando que a entidade luta contra o racismo há anos, e apontou como “injusta” a colocação do brasileiro.
Tebas chegou a dizer que o jogador deveria se informar melhor, apontando para as denúncias feitas pela entidade.
Outro caso
A comissão também está investigando os responsáveis por pendurarem um boneco do jogador enforcado em uma ponte, nas vésperas do clássico contra o Atlético de Madrid pela Copa do Rei. O ataque teria sido feito pelo grupo Frente Atlético, principal torcida dos colchoneros.
No mesmo comunicado, as autoridades afirmam que os autores estão sendo investigados para que sofram as devidas sanções.