Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Sul-americanos enfrentam africanos ou asiáticos no Mundial

Flamengo, Grêmio, Boca Juniors e River Plate sonham com o Mundial

A FIFA realizou em Zurique na Suíça, nesta segunda-feira (16), o sorteio do Mundial de Clubes, que será realizado entre os dias 11 e 22 de dezembro, no Catar.

Das sete equipes que vão disputar a competição, cinco já estão definidas: o inglês Liverpool representa a Europa, o mexicano Monterrey joga pelas Américas Central e do Norte, o tunisiano Esperánce pela África, o Hienghène pela Oceania e o Al Sadd pelo Catar, país-sede. Resta saber os campeões da Ásia e da América do Sul. Este último será definido na final de Copa Libertadores da América, cujos semifinalistas são os brasileiros Flamengo e Grêmio, além dos argentinos Boca Juniors e River Plate.

Leia também

A competição é dividida em quatro fases: primeira, segunda, semifinal e final. Os campeões da Europa e da América do Sul se classificam direto para as semifinais.

Na primeira fase, o Al Sadd encara o Hienghène Sport, no dia 11. O vencedor avança e enfrenta o Monterrey. Quem prosseguir desta segunda fase vai jogar contra o Liverpool.

O outro lado da chave já começa na segunda fase, no embate entre Esperánce e o Campeão da Ásia, o clube que levar a melhor vai disputar a semifinal com o representante da América do Sul. A final do Mundial será no dia 21 de dezembro.

"Facilita para o Campeão da Libertadores enfrentar o campeão da Ásia ou da África? Teoricamente facilita", avaliou o comentarista da Rádio Nacional Waldir Luiz. E completou: "o futebol africano teve uma evolução bem maior do que o asiático. Mas eu acredito que o campeão da Libertadores tem todas as condições de chegar à final do Mundial com chances de ser campeão contra o Liverpool, que é o grande sonho do torcedor do Flamengo, de reviver aquela grande final de 1981, quando o Flamengo venceu por 3 a 0. Não vou cravar o Flamengo, mas hoje tem 70% de chances de ser campeão da Libertadores. Futebol é momento e o momento é do Flamengo.", analisou.

O Mundial de Clubes foi realizado pela primeira vez em 2000, no Brasil, com o Corinthians levando a taça. Somente a partir de 2005, a competição passou a ser disputada anualmente, substituindo a extinta Copa Intercontinental, que era o confronto entre os campeões da América do Sul e Europa. Das 15 edições, em apenas cinco a final não foi disputada entre estes dois continentes.

Os europeus têm larga vantagem em relação aos concorrentes e em 11 oportunidades levaram o título mundial. Os sul-americanos levaram quatro vezes, todos com clubes brasileiros: duas vezes o Corinthians (2000 e 2012), uma com o São Paulo(2005) e uma com o Internacional (2006). O Real Madrid é o maior vencedor do Mundial, com quatro títulos no total.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas