Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Sebastian Vettel contesta ideia de grid reverso na F1: "Completamente errado"

Piloto diz que configuração é injusta e critica regulamento

O pódio do GP de Monza, na Itália, despertou novos debates na Fórmula 1 sobre o grid reverso. Nessa segunda-feira, o tetracampeão Sebastian Vettel afirmou discordar de uma possível inserção da regra e pediu foco em regras eficazes na F1.

- Se você está indo nessa direção, é um testemunho de que você falhou em criar regulamentos e ferramentas que unam mais a área e tornem as corridas melhores na pista - disse o alemão.

Leia também

Com o resultado improvável de Pierre Gasly, Carlos Sainz e Lance Stroll no pódio em Monza, o próprio diretor da categoria, Ross Brawn, admitiu o desejo de testar uma prova de qualificação com a configuração invertida. A ideia se aplicaria apenas à etapa classificatória, na qual é decidido o grid de largada do principal evento da competição, aos domingos. O conceito já foi proposto às equipes no início da temporada e precisava de unanimidade para seguir, mas foi rejeitado pela Mercedes.

- Obviamente, as esperanças estão em 2022 para as mudanças de regulamento. Acho que precisamos consertar isso e abordar os pontos principais em vez de tentar jogar na loteria. É contra o elemento do esporte e da competição - disse Vettel sobre a possibilidade de a categoria utilizar o grid invertido.

No início da temporada de 2020, pensava-se em testar o grid reverso no próprio circuito de Monza, na etapa de classificação. A configuração padrão de Q1, Q2, Q3 daria lugar a uma corrida "sprint" de 30 minutos, em que não valeriam pontos, com os pilotos largando em ordem invertida da classificação geral no campeonato.

O líder da competição, Lewis Hamilton, por exemplo, largaria em último nesta prova de curta duração, o vice-líder em penúltimo, e assim por diante - e o inglês teria de ultrapassar a todos para levar a pole position. Porém, as variações deste modelo ainda não foram plenamente debatidas.

- Como competidor, por mais que não goste de perder, tenho que aceitar que outras pessoas ganhem ou façam um trabalho melhor. Portanto, acho que seria errado em nome do esporte tentar misturar as coisas dessa maneira - afirmou Vettel.

O futuro piloto da Aston Martin ainda aproveitou a oportunidade para abordar os novos regulamentos previstos para 2022. Vettel ressaltou uma regra que foi imposta para esta temporada e que, em termos práticos, considera ter sido ineficiente.

- Quero dizer, só para lembrar, tivemos novos regulamentos da asa dianteira que custaram uma fortuna a todos, mas no final das contas não mudaram muito em termos de corrida - completou.

No artigo publicado por Ross Brawn após o GP da Itália, o diretor deixou claro que pretende dar prosseguimento, nos próximos meses, a novas conversas com as equipes para que o grid invertido seja testado. Para Brawn, esta seria uma maneira de manter a modalidade competitiva.

- É claro que, com uma corrida de velocidade com grid reverso, as equipes ajustarão seus carros de maneira diferente. Agora, a Mercedes prepara seus carros para conseguir a volta mais rápida e depois controlar a corrida pela frente. Se eles sabem que têm que ultrapassar, eles terão que mudar essa abordagem. Continuaremos avaliando novos formatos com o objetivo de aprimorar o show, mas sempre mantendo o DNA da Fórmula 1 - afirmou o diretor no site oficial da categoria.

A próxima corrida da temporada de 2020 acontece no dia 27 de setembro, em Sochi, no GP da Rússia. Atualmente, a Mercedes lidera o Mundial de Construtores, com 325 pontos. Lewis Hamilton segue na liderança entre os pilotos, seguido pelo companheiro de equipe Valtteri Bottas e por Max Verstappen, da RBR.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas