Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Presidente da Fifa confirma que não haverá Mundial de Clubes em 2020

Em entrevista coletiva, Gianni Infantino diz que há conversas com o Catar para realizar o torneio em algum momento do ano que vem

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, declarou nesta sexta-feira que o Mundial de Clubes de 2020, que seria realizado em dezembro no Catar, deverá ser organizado em algum momento do início do ano que vem - no mesmo país.

- Algumas confederações não vão concluir seus torneios continentais de clubes neste ano, então não será possível manter o plano original. Mas estamos conversando sobre fazer no Catar no começo do ano que vem. Há algumas situações que são mais importantes do que futebol, com a saúde, e temos que levar isso em consideração -declarou Infantino, após a realização da 70ª edição do congresso anual da Fifa.

Leia também

Esta será a última edição no Mundial de Clubes no antigo formato, com sete participantes - os campeões de cada continentes e mais um representante do país-sede. Mas o novo torneio ainda não tem data para estrear.

O novo Mundial de Clubes, com 24 times, que deveria ter sua primeira edição no ano que vem na China, ainda não tem data para ocorrer. A janela de junho de 2021 será ocupada pela Copa América e pela Euro - o que deixou o Mundial de Clubes suspenso. O novo torneio gerou algumas resistências da Uefa e da Conmebol, mas Infantino deixou claro que não vê isso como um problema.

- Quando a Copa do Mundo começou em 1930, os ingleses não quiseram participar porque eles já eram os melhores. Mas depois eles decidiram talvez fosse bom jogar.

O presidente da Fifa disse ainda que não há uma crise de relacionamento com as duas principais confederações continentais - Europa e América do Sul:

- O calendário atual está valendo até 2024. Neste ano e no próximo vamos ter que decidir que o acontece a partir de então. Nós quisemos deixar o calendário de 2021 para Euro e Copa América. Mas queremos que eles também participem do Mundial de Clubes. Nossa relação hoje é muito próxima, tivemos muitas reuniões de nível operacional. Vamos ter janelas maiores para seleções, menos jogos e jogos mais relevantes. Tudo isso vai ser debatido e discutido.

A criação de um novo Mundial de Clubes era o principal pilar do plano de Infantino para tentar reduzir a diferença - financeira e técnica - entre clubes europeus e seus concorrentes do resto do mundo. Foi essa sua promessa em 2019, quando foi reeleito para mais quatro anos à frente da Fifa. Questionado sobre o quanto havia avançado neste plano em 15 meses, Infantino respondeu:

- Não tenho como saber antes de um novo Mundial, esta seria uma resposta fácil. Mas o que eu posso dizer é que vamos continuar trabalhando para que mais times participem dos torneios internacionais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas