Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Paredão funciona, Brasil freia jovens da Itália e estreia com vitória no GP

Seleção se impõe, segura ímpeto de rivais e conquista vitória na Arena Carioca 1

A intensidade, de início, assustou. Diante de um rival tão jovem, a seleção teve problemas para segurar tantas pancadas que vinham do lado de lá, principalmente das mãos de Egonu, de apenas 17 anos. Aos poucos, porém, o peso da experiência contou a favor. Depois de um primeiro set ruim, o Brasil soube conter a intensidade adolescente das italianas e passou a ser soberano na Arena Carioca 1, dentro do Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Relaxou no fim e viu as rivais crescerem, mas conseguiu conter os ânimos. Na estreia do Grand Prix, principal desafio do grupo até a Olimpíada, venceu as rivais por 3 sets a 1 (23/25, 25/15, 25/15 e 27/25) e largou bem em busca do 11º título da competição.

Assim, o Brasil sai na frente no grupo B da primeira rodada da competição. Ainda nesta quinta-feira, Japão e Sérvia se enfrentam pela mesma chave. A seleção volta à quadra nesta sexta, contra as asiáticas, às 14h10. Depois, fecha a etapa contra as sérvias, no domingo, às 10h05 (horários de Brasília). Os jogos das brasileiras terão transmissão da TV Globo e do SporTV e acompanhamento em Tempo Real do GloboEsporte.com.

Leia também

Natália, com 16 pontos, saiu de quadra como maior pontuadora do Brasil. Sheilla, com 15, Fabiana e Fê Garay, com 14, foram os outros destaques da seleção. Pelas italianas, a jovem Paola Egonu brilhou no início e fechou o jogo com 15 pontos.

- Lógico que queremos ganhar o tempo inteiro. Lógico que precisamos dessa adrenalina, mas precisamos de serenidade em alguns momentos. Foi o que aconteceu neste fim de jogo. A equipe inteira cresce nos momentos de dificuldade. São importantes esses momentos quando conseguimos superar e sair deles - disse Fê Garay.

- Nós já esperávamos uma dificuldade. Estávamos treinando bastante. Elas já estavam com ritmo de jogo. É importante ter esse ritmo. Querendo ou não, é ansiedade. Tudo bateu um pouco. Na hora, temos que tranquilizar. Tentamos passar uma tranquilidade - completou Fabiana.

INÍCIO RUIM, DOMÍNIO NA SEQUÊNCIA
Foi um começo um tanto nervoso. Ainda tentando acertar seus passos, o Brasil começou cometendo erros inesperados. A Itália se aproveitou e abriu boa vantagem, com boa presença da jovem Egonu: 5/1. Mas o Brasil soube buscar. Sheilla aproveitou as chances que teve, e as donas da casa chegaram ao primeiro tempo técnico em vantagem: 8/7.

As italianas, porém, faziam jogo duro. Com muita força no ataque, Egonu causava problemas à recepção brasileira. Em ótimo saque, Malinov recolocou as europeias de volta à dianteira do placar, com 13/12. Mas, tão jovem, a equipe rival também cometia erros, e o Brasil logo voltou à frente no segundo tempo técnico (16/14). Quando Egonu foi para o saque, as donas da casa voltaram a ter problemas na recepção e voltaram a ficar em desvantagem. Zé Roberto, então, pediu tempo, tentando acertar o rumo do time.

Tudo, porém, seguiu o mesmo ritmo. Com muitos problemas na recepção, a seleção batia cabeça ao tentar parar o ataque italiano. Foi depois de um bloqueio de Egonu que Zé perdeu a paciência mais uma vez, parando o jogo com o placar em 23/21 para as italianas. O técnico brasileiro ainda tentou mudar o panorama com a inversão 5 por 1, mandando Roberta e Tandara para a quadra. Não funcionou. Ataque de Egonu desviou no bloqueio de Fabiana, e as italianas fecharam o primeiro set: 25/23.

As italianas voltaram a sair na frente na segunda parcial. Sylla explorou o bloqueio de Sheilla para abrir o placar. A vantagem aumentou após bom saque de Chirichella, sem recepção para as brasileiras, e ataque para fora de Natália, abrindo 3/0 para as rivais. Assim como no primeiro set, porém, o Brasil foi buscar. Deixou tudo igual depois de erro de ataque de Sylla. Depois, passou à frente com ace de Sheilla (6/5).

Imagem ilustrativa da imagem Paredão funciona, Brasil freia jovens da Itália e estreia com vitória no GP
| Foto: FOTO: Alexandre Loureiro/CBV

Se no primeiro set a sorte parecia estar ao lado das italianas, o vento passou a ser a favor das locais. Na bola que andou na faixa e caiu na quadra rival, no levantamento que saiu errado e o ataque deu certo na marra: com mais confiança, o Brasil cresceu. Abriu cinco pontos de vantagem (11/6) e jogou o nervosismo para as adversárias. Quando a diferença chegou a oito pontos (17/9), foi a vez de Marco Bonitta parar o jogo e tentar acertar a casa. Não foi suficiente. Com um belo saque, Fê Garay fechou o set: 25/15.

No primeiro ataque da nova parcial, bloqueio, e italianas à frente. Na sequência, porém, Garay voltou a encher a mão e, dessa vez, no chão da quadra rival. O Brasil manteve o ritmo, enquanto a Itália pareceu sentir a pressão. As europeias voltaram a errar muito, e as donas da casa se aproveitaram para abrir vantagem. Na pancada de Sheilla, a bola foi direto na cabeça de Chirichella, que ficou desnorteada antes do primeiro tempo técnico: 8/5.

O Brasil, ali, já era soberano. Em bloqueio triplo, a vantagem era de seis pontos: 11/5. Tão confiantes no início, os ataques italianos já não assustavam mais. Com autoridade, as donas da casa foram para o segundo tempo técnico com 16/7. Bonitta, então, tentou dar um pouco mais de experiência ao seu time e mandou Ortolani, de 29 anos, para a quadra. Nada, porém, adiantou. No set point, Zé Roberto mandou Gabi, que se recupera de lesão, para sacar. O ponto, no entanto, veio no bloqueio: 25/15.

SUSTO E VITÓRIA NO FIM
Talvez pelo domínio das parciais anteriores, o Brasil relaxou no quarto set. A Itália, então, voltou a crescer e equilibrou o jogo. Quando viu as rivais abrirem quatro pontos de vantagem, Zé Roberto voltou a usar a inversão 5 por 1, mandando Roberta e Tandara para a quadra. Em um primeiro momento, deu certo. Logo, porém, as italianas voltaram a abrir vantagem, e Dani Lins e Sheilla voltaram para o jogo.

As italianas, pelas mãos de Diouf e Sylla, dominavam o set. Àquela altura, a seleção já não conseguia encaixar tão bem seus ataques e tinha problemas na recepção. As brasileiras, porém, não desistiram. Com o set point, as rivais perderam a chance de fechar o set em invasão. Na sequência, as donas da casa deixaram tudo igual em bloqueio triplo. O paredão voltou a funcionar logo depois, e a seleção tomou a frente mais uma vez (25/24). A vitória veio em ataque para fora de Diouf: 27/25.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas