Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Neymar chega a tribunal em Madri e recebe apoio de fã: 'Você é o melhor!'

Craque depõe em processo relacionado à transferência do Santos para o Barcelona

O depoimento de Neymar na Audiência Nacional - principal órgão do Judiciário espanhol - estava marcado para 14h (de Brasília), mas pelo menos duas horas antes a rua Génova, em Madri, estava repleta de jornalistas e curiosos que aguardavam a passagem do capitão da seleção brasileira pelo tribunal da capital espanhola. O craque chegou às 13h50 (de Brasília) e recebeu apoio dos fãs:

- Você é o melhor! - gritou um torcedor.

Leia também

Acompanhado de advogados, do amigo Joclécio e do seu pai, Neymar da Silva, o craque chegou ao tribunal e parou até para dar autógrafo a alguns torcedores no caminho. A mãe do atacante, Nadine, está no Brasil e vai participar por teleconferência.

Neymar será interrogado na condição de investigado no processo que envolveu a sua transferência do Santos para o Barcelona em 2013. A audiência vai ser conduzida pelo juiz José de la Mata, que, na segunda-feira, ouviu as explicações - muito curtas, segundo a imprensa espanhola - de Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell, atual e antigo presidentes do Barcelona.

O pai, Neymar Da Silva Santos, e a mãe, Nadine Gonçalves da Silva, também se apresentarão ao juiz na mesma audiência e condição do camisa 11 do Barça. Os três são investigados no mesmo processo que é dividido em duas fases distintas: em uma primeira, os dirigentes do Barcelona foram ouvidos sobre presumíveis crimes fiscais ligados à transferência. A Justiça espanhola investiga se o pagamento de imposto relativo ao montante total da transferência foi cumprido pelo Barcelona. No caso de Neymar e da família, a justiça pretende saber se eles tentaram ocultar do grupo DIS outras ofertas que o craque recebeu naquele período e o montante total da transferência, e, com isso, enganar o fundo.

O DIS alega ter direito a receber 40% do valor total da transferência, que, de acordo com a Audiência Nacional espanhola, alcançou os ? 83,3 milhões (R$ 356 milhões). A empresa, no entanto, só recebeu a porcentagem dos ? 17 milhões (R$ 74 milhões) pagos pelo Barcelona ao Santos pela contratação do jogador.

A imprensa espanhola aposta numa participação "muito curta" de Neymar diante do juiz. Segundo os jornais esportivos, o brasileiro afirmará que é seu pai quem cuida de seus assuntos econômicos e não se alongará mais no discurso.

Na manhã desta terça, o craque treinou normalmente com os companheiros de Barcelona na véspera da semifinal da Copa do Rei contra o Valencia. Em entrevista coletiva, o técnico Luis Enrique afirmou que o brasileiro está em perfeitas condições e que os problemas na Justiça não o abalam dentro de campo.

- Acredito que, de zero a um milhão, isso o afeta 0,0001. É um tema tão repetitivo, levamos anos com isso. No ano passado já me faziam essa pergunta e é um cenário que cada vez cansa mais. Nada a comentar. Não tem nada a ver com futebol, é um tema pontual. Vai se resolver como tem que se resolver - disse o treinador.

O processo na Espanha é diferente do problema que Neymar tem vivido com a imprensa brasileira nos últimos dias. Na semana passada, o GloboEsporte.com revelou que o craque fora denunciado pelo Ministério Público Federal pelos crimes de sonegação fiscal e falsidade ideológica. Além do jogador, também foram denunciados Neymar da Silva Santos, pai do atleta, Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona, e Josep Maria Bartomeu, atual mandatário da equipe catalã. A denúncia, assinada pelo procurador-chefe do MPF de São Paulo, Thiago Lacerda Nobre, é sobre a suspeita do dinheiro recebido pelas empresas do atacante durante as negociações que o levaram para atuar na Espanha.

Em seguida, a revista "Veja" revelou detalhes sobre a denúncia. De acordo com a reportagem, o atacante e o pai criaram três empresas de fachada e adulteraram documentos com o objetivo de pagar menos impostos. A ideia seria fugir das taxas cobradas a pessoas físicas (27,5%), criando as empresas para receber a maior parte dos salários pagos pelo Santos e dos contratos de publicidade. A manobra teria feito com que o jogador abatesse mais de 50% dos impostos a pagar.

No domingo, Neymar e seu pai deram entrevista ao "Fantástico" e se defenderam das acusações do MPF. Nesta terça, o site oficial do craque soltou um comunicado questionando os motivos do promotor Thiago Lacerda Nobre de levar a denúncia adiante e mostrou documentos da época do Santos para explicar a criação de empresas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas