Max vence na Malásia! Vettel sai de último, chega em 4º e bate após bandeirada

Holandês da RBR faz grande início de corrida, ultrapassa Hamilton e fatura a segunda vitória na F1. Britânico termina em segundo

Há quem comemore um aniversário dando uma festa, viajando, reunindo os amigos... Max Verstappen celebra de um outro jeito: vencendo na Fórmula 1. Um dia após completar 20 anos de idade, o holandês se arriscou para superar Lewis Hamilton logo no princípio do GP da Malásia e rumar com tranquilidade para vencer pela segunda vez na categoria máxima do automobilismo. O britânico da Mercedes foi o segundo, com Daniel Ricciardo fechando o pódio.
Largando da última colocação, Sebastian Vettel fez uma grande corrida, neste domingo, em Sepang. O alemão colocou a faca nos dentes e tentou amenizar o prejuízo com relação ao rival, e líder do campeonato, Hamilton. Com a quarta colocação, o alemão somou 12 pontos e agora tem 34 de desvantagem para o inglês da Mercedes no campeonato. Valtteri Bottas, em dia bastante discreto, terminou em quinto, com Sergio Pérez em sexto e Stoffel Vandoorne recebendo a quadriculada em uma excelente sétima colocação.
Lance Stroll (8º), Felipe Massa (9º) e Esteban Ocon (10º) fecharam os dez primeiros.
Classificação final do GP da Malásia

Resultado final - GP da Malásia - Foto: FOTO: Reprodução / Twitter

A Fórmula 1 volta daqui a uma semana, em Suzuka, com o GP do Japão. O primeiro treino livre será no dia 6 de outubro às 22h00 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 2. A prova será realizada na madrugada de domingo, 8 de outubro, às 2h, com transmissão ao vivo da TV Globo e tempo real do GloboEsporte.com.
O pódio

O pódio do GP da Malásia de 2017 - Foto: FOTO: Getty Images

O que disseram?
VERSTAPPEN: "O carro estava bom desde o início e vi que Lewis estava sofrendo para tracionar. Fui para cima e é incrível vencer."
HAMILTON: "Foi uma corrida difícil. A RBR teve vantagem sobre nós. Temos trabalho para fazer e precisamos continuar acelerando."
RICCIARDO: "Seb veio tão rápido no final e pensei que teria trabalho. É ótimo estar no pódio."
VETTEL: "Nós achamos que tínhamos um carro muito rápido. Se começamos na frente, vencemos. Mas foi uma corrida bem difícil."
O que você precisa saber sobre o GP da Malásia?
- Depois de sete abandonos em 14 corridas, Verstappen vence pela segunda vez na F1 e se torna o piloto mais novo a conquistar dois triunfos na categoria.
- Com Verstappen em primeiro e Ricciardo em terceiro, RBR conquista o primeiro pódio duplo no ano.
- De 19º para 4º: Vettel foi eleito pelos fãs o "piloto do dia".
- Apesar de proibido, o tetracampeão pegou uma carona com Wehrlein após ter sua Ferrari atingida pela Williams de Stroll. O incidente aconteceu depois da bandeirada.
- Direção de prova optou por não punir nem Vettel, nem Stroll.
- Sétimo lugar na Malásia coloca Vandoorne à frente de Alonso na briga interna da McLaren. Belga tem 13 pontos contra 10 do espanhol.
Drama na Ferrari
Se o sábado já tinha sido ruim para a Ferrari com o problema no motor do carro de Vettel, o domingo começou ainda pior. Assim que saiu dos boxes para fazer a volta de instalação, Raikkonen relatou falta de potência no propulsor italiano, para desespero da equipe. Com o carro estacionado no grid, os mecânicos tiraram a capa do motor, tentaram corrigir o problema, porém, sem sucesso. Kimi, então, voltou ao box e por ali ficou.
Largada
Sem Raikkonen na cola, Hamilton manteve a ponta, enquanto Bottas partiu para cima de Ricciardo, ultrapassando o australiano para ser terceiro. O finlandês da Mercedes ainda tentou superar Verstappen, mas o holandês se defendeu bem, permanecendo na vice-liderança. No meio do grid, Massa foi tocado por Ocon, que teve que ir aos boxes efetuar troca dos pneus. Vettel saiu de último e em duas voltas alcançou a 12ª colocação.
Momentos-chave do GP da Malásia
1. Buscando sua primeira vitória na temporada, Verstappen não toma conhecimento de Hamilton, encostando no final da reta e, por dentro, tomando a liderança do inglês da Mercedes.
2. Após grande início de prova, Vettel empacou atrás de Alonso e perdeu algumas voltas até, enfim, conseguir a utrapassagem sobre o espanhol bicampeão do mundo. Alemão da Ferrari entra no top 10 pela primeira vez na corrida.
3. Ricciardo e Bottas duelam pela terceira colocação, até que o australiano consegue a manobra por dentro e toma a posição do finlandês da Mercedes.
4. Tristeza no box da Ferrari: o carro #7 de Raikkonen repousa sem sequer ter dado uma única volta no GP da Malásia.
5. Briga interna na Williams: Massa defende a posição contra o novato Lance Stroll. O canadense reclama do brasileiro no rádio.
6. Stroll não desiste, parte para cima do "professor" Massa e dá o troco no brasileiro. 13ª posição para o canadense de 18 anos.
7. Vettel segue galgando posições e consegue a ultrapassagem sobre Pérez, assumindo a quinta colocação.
8. Hamilton reclama do desgaste dos pneus e vai ao limite com sua Mercedes #44.
9. Ocon e Sainz Jr. se tocam em briga por posição. Pior para o francês da Force India, que cai para a 12ª colocação.
10. Vettel encosta em Bottas, enquanto Hamilton faz sua primeira parada. O inglês coloca pneus macios.
11. Se antes o entrevero foi com Sainz Jr., agora Ocon se estranha com Massa.
12. Alemão da Ferrari antecipa a parada e coloca pneus supermacios. Bottas vai aos boxes e volta atrás do rival.
13. Alonso e Magnussen duelam pela 13ª colocação, com o espahol dando um "chega pra lá" no dinamarquês da Haas.
14. Palmer e Magnussen se atrapalham e quase atingem Verstappen.
15. Vettel tenta a aproximação, mas não consegue ultrapassar Ricciardo.
16. A zica não tem fim! Vettel se choca com Stroll após a bandeirada e tem que pegar carona com Wehrlein para voltar ao box.