Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Hamilton questiona decisão da FIA de escalar ex-piloto russo como comissário

Ex-F1 se mostrou contra protestos de britânico da Mercedes no GP da Toscana

Apesar de ostentar símbolos da campanha #WeRaceAsOne (Corremos como um só), que prega igualdade e diversidade na Fórmula 1, pelos circuitos, pódios, carros de segurança... a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu escalar Vitaly Petrov para o posto de comissário do GP de Portugal, neste fim de semana.

Petrov ganhou destaque por declarações polêmicas após o GP da Toscana, quando Hamilton subiu ao pódio com a camiseta em que pedia justiça pela americana Breonna Taylor. O ex-piloto também condenou o fato de o britânico pedir que outros pilotos se ajoelhem em prol do movimento "Vidas negras importam" ("Black Lives Matter"). Hamilton se disse surpreso pela escolha da FIA por alguém que vai contra o movimento #WeRaceAsOne, criado em 2020.

Leia também

- Eu não li ou ouvi tudo que ele falou. Claro que parte disso estou sabendo através de vocês. Então sim, é uma surpresa que estejam contratando alguém com essas crenças, que tem se manifestado a favor de coisas que estamos lutando contra. Então você deveria questionar eles (FIA) para ser honesto. Não há muito o que eu possa fazer - explica o piloto da Mercedes.

Além de afirmar na época que a F1 não é lugar para este tipo de protesto, o russo questionou se houvesse um piloto gay na categoria, se ele poderia levar a bandeira do arco-íris para o pódio para "incentivar outras pessoas as serem gays também".

- Digamos que um piloto admita ser gay, ele usará uma bandeiras de arco-íris para incentivar todos a serem gays também? Acho que a FIA não vai mais permitir esse tipo de comportamento - afirmou Petrov na época.

Hamilton diz não entender a escolha da Federação, já que além das falas polêmicas de Petrov irem contra os ideias da FIA, o piloto acredita ter outras boas opções de comissários disponíveis.

- Deveríamos chamar pessoas que estão alinhadas conosco, que possuem a compreensão do momento em que estamos vivendo que são sensíveis para as coisas ao nosso redor. Então eu realmente não entendo qual o objetivo deles (FIA) e porque ele, particularmente, está aqui. Não é como se não tivessem outras boas opções.

Valtteri Bottas diz concordar com o companheiro:

- Também não li e nem ouvi o que ele disse. Não sei os detalhes, então complicado de comentar. Mas é como o Lewis disse, precisamos de pessoas com a mesma mentalidade para alcançarmos os nossos objetivos - afirma o finlandês.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas