Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

GP da Itália: Ricciardo volta a vencer após 3 anos; Verstappen e Hamilton batem

Australiano não conquistava um triunfo desde o GP de Mônaco de 2018 e, com Norris, faturou primeira dobradinha da McLaren na década; Pérez terminou em terceiro, mas foi punido e Bottas assumiu posto

O triunfo, o oitavo da carreira de Ricciardo, deu fim a um jejum de três anos do piloto, que enfrentava uma adaptação difícil na McLaren. Sua última vitória foi no GP de Mônaco de 2018, quando ainda corria pela RBR.

Para a equipe, valeu a primeira dobradinha desde a conquista de Hamilton e o segundo lugar de Button no GP do Canadá de 2010. A corrida deste domingo também marcou o melhor resultado de Norris, que já conquistou três pódios com três terceiros lugares em 2021.

Leia também

O destino da prova foi marcado pelo incidente entre Verstappen e Hamilton. O holandês, que largou na pole position, foi superado ainda no início da disputa por Ricciardo, despencou para a décima colocação em um pit stop de 11s na metade da corrida e encontrou-se com o rival da Mercedes no momento em que o heptacampeão deixava o pitlane após sua parada. No choque, o carro da RBR passou por cima do britânico e os dois saíram da pista.

A prova em Monza ainda teve a recuperação de Valtteri Bottas, que venceu a corrida classificatória no sábado mas largou em 20º por ter trocado o motor e vários componentes da unidade de potência. O finlandês da Mercedes ganhou 16 punições e subiu ao terceiro posto, já que Sergio Pérez foi punido em 5s por ultrapassar os limites da pista numa manobra sobre Charles Leclerc. Outra surpresa foi a nona colocação de George Russell, que herdou mais dois pontos para a Williams.

Como a batida de Verstappen também tirou Hamilton da prova, o holandês permaneceu em primeiro lugar no campeonato de pilotos com 226.5 pontos contra os 221.5 do rival. Bottas, em terceiro, anota 141. Por sua vez, a Mercedes ampliou a vantagem na liderança do Mundial de Equipes com o pódio do finlandês e passa a somar 362.5 pontos, 18 a mais que a RBR, vice-líder.

Os três primeiros

RICCIARDO: "Liderar literalmente do início ao fim, não acho que nenhum de nós esperava por isso... Eu apenas fui um blefador *** pelo resto do ano! Não apenas para vencer, mas para obter uma dobradinha. Isso foi insano!".

NORRIS: "Tivemos um fim de semana incrível. Estamos trabalhando para isso, finalmente conseguimos uma dobradinha. Estou tão feliz!".

BOTTAS: "Estou feliz por termos obtido mais pontos do que a RBR. Pra mim, foi uma boa corrida. Foi uma pena o acidente com Lewis e Max".

A largada

A AlphaTauri, já em desvantagem com Pierre Gasly, que bateu na corrida classificatória no sábado, viu a situação se agravar com Yuki Tsunoda ausentando-se da largada. Na ponta, Daniel Ricciardo surpreendeu ao superar o pole Max Verstappen por dentro, assumindo a liderança da prova enquanto seu companheiro da McLaren, Lando Norris, perdeu o terceiro lugar para Lewis Hamilton.

No entanto, o britânico foi ultrapassado de volta pelo compatriota quando tentou a manobra sobre o rival da RBR, que espalhou o carro e fez com que o heptacampeão da Mercedes passasse por fora do traçado e se atrasasse.

Antonio Giovinazzi, largando de sétimo, se colocou entre as Ferraris ao sair na frente de Carlos Sainz, mas ficou virado na pista depois de um toque com o espanhol, que convocou brevemente o carro de segurança virtual. O italiano acabou punido com 5s por retornar para a pista de forma insegura.

Momentos-chave

  1. Giovinazzi perdeu a asa no toque com Sainz e precisou retornar aos boxes para reparar o carro, caindo pra última colocação.
  2. Ricciardo se mantém em segundo, mas precisa lidar com a pressão de Verstappen, a menos de 1s do australiano. No pelotão intermediário, Sergio Pérez, que largou em oitavo, consegue superar Carlos Sainz e ocupar a sexta colocação.
  3. Hamilton, ainda de olho nas três primeiras colocações, encostou em Norris na curva 2 na 12ª volta, mas o piloto da McLaren conseguiu se defender do compatriota. Enquanto isso, Valtteri Bottas, que largou em 14º, ultrapassou Nicholas Latifi para entrar na zona de pontuação, em décimo lugar.
  4. Esteban Ocon bateu em Sebastian Vettel ao tentar ultrapassar o alemão pela 12º colocação, na volta 15, e foi punido com 5s pelo lance.
  5. Ricciardo deu início às paradas dos carros na liderança no 22º giro. O australiano trocou os pneus médios pelos duros e retornou para a pista em sexto lugar, voltando em sétimo lugar e cedendo a ponta temporariamente para Verstappen.
  6. Na volta 23, o desfecho da prova começou a ser desenhado; foi a vez de Verstappen parar, porém, um problema na pistola de fixação das rodas fez com que o pit stop do holandês durasse 11s e ele caísse do primeiro para o décimo lugar, enquanto Hamilton, que vinha em segundo, superou Norris e assumiu a liderança da prova, pouco antes do piloto da McLaren também parar.
  7. Hamilton fez sua parada duas voltas depois, adotando os pneus médios no lugar dos duros. O pit stop também não foi tão rápido, o que fez com que o britânico voltasse para a pista em sétimo. Norris conseguiu passar na frente do compatriota, que vinha nos últimos metros da saída do pitlane, deixando o heptacampeão de frente com o rival Verstappen.

Foi o momento em que o piloto da Mercedes entrou no caminho do holandês, que não deu margem para o adversário, e os dois se encontraram na pista. A RBR de Verstappen passando por cima do carro do britânico; o pneu traseiro do monoposto chegou perto da cabeça de Hamilton, mas felizmente, o halo conteve o impacto do carro e os dois pararam na brita, acionando a bandeira amarela. Enquanto isso, Charles Leclerc, que vinha na liderança, aproveitou a pausa para ir aos boxes.

  1. O safety car saiu da pista na volta 30. Ricciardo manteve a ponta, com Leclerc em segundo, mas Norris atacou o monegasco - com direito a um toque de roda - e obteve a segunda colocação, no 32º giro. O piloto da Ferrari tentou devolver, por fora, mas sem sucesso. Próximo do trio, Bottas superou Sainz e surgiu em quinto lugar.

9. O finlandês da Mercedes seguiu em sua jornada rumo ao pódio e ganhou a décima posição na corrida ao ultrapassar Leclerc, tomando o quarto posto e colando em Pérez, terceiro colocado, que recebeu 5s de punição por ganhar vantagem ao sair da pista na curva 5 poucas voltas antes, na manobra contra o monegasco da Ferrari.

10. Mazepin acionou mais uma bandeira amarela na prova ao parar na área de escape da chicane da Ascari, com problemas no carro. O safety car virtual foi acionado, mas a disputa foi retomada na pista na volta 46, com Ricciardo já abrindo 2s sobre Norris.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas