Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Fifa sorteia os grupos da Copa do Mundo nesta sexta; veja os detalhes

Brasil é cabeça de chave e pode ter Holanda ou Alemanha no seu caminho; veja os potes e possíveis adversários da Seleção no Catar

O Brasil vai conhecer nesta sexta-feira os seus adversários na fase de grupos da Copado Mundo. Com a Seleção líder do ranking e cabeça de chave, a Fifa sorteia, em Doha, no Catar, as chaves para o Mundial, que começa no dia 21 de novembro e vai até o dia 18 de dezembro deste ano.

A Fifa sorteia os grupos da Copa do Mundo de 2022 na próxima sexta, às 13h (de Brasília) com transmissão da Globo, SporTV e ge.

Leia também

As posições do ranking atualizado orientam a divisão dos potes. O Brasil está no pote 1 ao lado da seleção anfitriã, o Catar, a Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal. A tetracampeã mundial Alemanha e a Holanda, três vezes finalista, estão no pote 2 e podem ser adversárias do time brasileiro.

Veja como ficaram os potes da Copa do Mundo:

  • CABEÇAS DE CHAVE: Catar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha, Portugal
  • POTE 2: Holanda, Alemanha, Dinamarca, México, Estados Unidos, Suíça, Uruguai, Croácia
  • POTE 3: Senegal, Irã, Japão, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul, Marrocos, Tunísia
  • POTE 4: Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, Camarões, classificados da repescagem

Para o sorteio, há algumas restrições:

  • Com exceção da Europa, países do mesmo continente não caem no mesmo grupo.
  • É possível no máximo dois europeus por grupo – são cinco grupos com cinco europeus, e três com um.
  • Os três classificados que serão definidos em junho cairão no pote 4.
  • O bloqueio entre países do mesmo continente também funciona para quem viera das repescagens. Por exemplo: o vencedor de Peru x Austrália/Emirados Árabes não entra no grupo do Brasil ou de uma seleção asiática.

De onde vêm as três últimas seleções?

Os três últimos classificados para a Copa do Mundo sairão de jogos em confronto único em junho. A repescagem mundial será no Catar. Peru e Nova Zelânida estão garantidos. Na Europa, País de Gales vai aguardar o vencedor da partida entre Escócia e Ucrânia.

Veja os jogos decisivos de junho:

  • Costa Rica x Nova Zelândia
  • País de Gales x Escócia/Ucrânia
  • Peru x Austrália/Emirados Árabes

Como vai ser a cerimônia?

Cerca de 2 mil convidados, entre eles todos os treinadores das seleções classificadas, acompanharão o evento em Doha. O sorteio vai ser conduzido pela meio-campista norte-americana Carli Lloyd, pelo ex-jogador inglês Jermaine Jenas e a jornalista inglesa Samantha Johnson.

Ex-jogadores e treinadores auxiliarão no sorteio, entre eles Cafu (Brasil), Lothar Matthäus (Alemanha), Adel Ahmed MalAllah (Catar), Ali Daei (Irã), Bora Milutinovic (Sérvia/México), Jay-Jay Okocha (Nigéria), Rabah Madjer (Argélia) e Tim Cahill (Austrália).

As grandes ausências

Um seleção de craques não vai poder jogar a Copa do Mundo, mas a principal ausência é um país. Pela segunda vez seguida, a tetracampeã Itália ficou fora do torneio. A sequência é inédita na história da Azzurra. Além de Donnarumma, Bonucci, Chiellini, Jorginho, Verratti, Insigne e Immobile, outros grandes nomes do futebol não vão ao Catar.

A lista de ausências de destaque tem Haaland (Noruega), Alaba (Áustria), Ibrahimovic (Suécia), Oblak (Eslovênia), Cuadrado e Luis Díaz (Colômbia), Alexis Sánchez e Vidal (Chile), Salah (Egito), Aubameyang (Gabão), Haller (Costa do Marfim), Osimhen (Nigéria) e Mahrez (Argélia).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas