Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

FIA aprova oficialmente mudança em treino classificatório da F1 para 2016

Sistema que eliminava pilotos mais lentos a cada 90s sai de cena para volta de modelo usado em 2015, em prática desde 2006. Formato já no GP da China

Agora é oficial. Após pressão dos pilotos e das equipes para a volta do modelo antigo de classificação, que já contava com o aval de Jean Todt (presidente da FIA) e de Bernie Ecclestone (chefe da Fórmula 1), o sistema de treinos utilizado até 2015 voltará a vigorar a partir do próximo Grande Prêmio, na China, no dia 17.

A decisão dependia da confirmação da Comissão da F1 e do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA que, nesta segunda-feira, ratificaram a decisão. Para que a medida fosse tomada, as equipes se comprometeram a pensar em propostas alternativas para os treinos, podendo até contar com uma corrida aos sábados.

No modelo que vigorou de 2006 a 2015 e voltará a valer, o treino também é dividido em três etapas (Q1, Q2 e Q3), porém, eliminações a cada 90 segundas não acontecerão mais. As eliminações dos pilotos ocorrerão ao fim de cada etapa, sendo que o Q3 contará com dez pilotos, que terão dez minutos para decidirem a pole position.

O GP da China acontece neste domingo, a partir das 3 horas da manhã. O treino classificatório no sábado acontece às 4 horas (de Brasília).

Leia também

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas