Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Ferrari revela F1-75, carro da F1 2022 que homenageia história do time

Monoposto foi batizado em lembrança aos 75 anos da criação do primeiro carro de corrida da marca; terceira colocada no campeonato de 2021, time manterá Leclerc e Sainz como pilotos em 2022

Nesta quinta (17) a Ferrari apresentou seu carro para a temporada de 2022 da Fórmula 1. E que carro! Com o tradicional vermelho da Scuderia, a marca italiana adicionou mais detalhes em preto, que acabou relembrando o carro da temporada 1990, que tinha as asas dianteiras e traseiras em preto. O carro homenageia os 75 anos da criação do primeiro carro de corrida da marca. Para o próximo campeonato, a escuderia manterá Carlos Sainz e Charles Leclerc como pilotos.

A temporada 2021 terminou com um final feliz para a Ferrari que, superado o declínio de 2020 - quando ficou em sexto lugar, pior resultado dos últimos 40 anos -, conseguiu retomar a vaga entre as três maiores forças do campeonato de construtores. O time teve a também fortalecida McLaren como rival, mas aproveitou a má fase do time britânico na segunda metade do ano e deslanchou.

Agora, o objetivo é ir além: o time não aparece na disputa pelo título desde 2018, quando tinha Sebastian Vettel como protagonista no embate contra Lewis Hamilton e a Mercedes, e encara um jejum de mais de dois anos - o último triunfo da escuderia italiana foi com Vettel, no GP de Singapura de 2019.

Vale lembrar, porém, que o modelo é apenas um vislumbre das mudanças promovidas pelo novo regulamento técnico da F1. O primeiro contato real com os carros e os efeitos em seu desempenho na pista serão vistos apenas na pré-temporada de Barcelona, no Circuito da Catalunha, de 23 a 25 de fevereiro.

O que muda?

A temporada 2022 introduzirá o novo regulamento técnico da Fórmula 1. O carro novo terá uma asa dianteira maior e integrada com os pratos laterais, calotas nas rodas e aletas cobrindo os pneus, além de refazer completamente o design da asa traseira.

Uma das novidades é a volta do conceito de efeito-solo, no qual a maior parte da pressão aerodinâmica é gerada pelo assoalho do carro e não pelas asas e demais apêndices. A expectativa é que os monopostos andem mais próximos, sobretudo nas curvas, o que vai gerar mais disputas na pista.

Outra mudança importante nos carros de 2022 é a adoção de pneus maiores, indo das 13 para as 18 polegadas. Com isso - e as modificações aerodinâmicas -, espera-se que os bólidos fiquem pelo menos 0s5 mais lentos.

Tags