Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Ex-chefe da Ferrari lamenta "divórcio doloroso" da equipe italiana com Vettel

Ross Brawn comenta desgaste no fim da relação entre a escuderia e o tetracampeão, que faz sua última temporada pela equipe em 2020

Em seu último ano de contrato, o tetracampeão Sebastian Vettel não vive dias de harmonia com a Ferrari. No GP da Espanha, disputado no Circuito de Barcelona, o piloto se desentendeu pelo rádio com a equipe ao ser questionado sobre qual estratégia ele gostaria de seguir na prova. Ross Brawn, atual diretor esportivo da F1 e ex-chefe da Ferrari, lamentou o azedamento na relação do alemão com a escuderia, que chamou de "um doloroso divórcio".

- É difícil ver Sebastian e a Ferrari passarem por isso sem darem a devida importância agora, com os dois lados sabendo que o fim de sua relação já está próximo. Eles estão naquele período de um divórcio em que os papéis estão na mesa, mas o processo não terminou. É muito estranho - comentou Brawn, em sua coluna no site oficial da categoria.

Leia também

Ross Brawn, que já ocupou a mesma função na Mercedes entre 2010 e 2013 e foi proprietário da Brawn GP na temporada de 2009, também foi diretor da Ferrari entre 1997 e 2006, durante a "era Schumacher".

Com a experiência acumulada no comando, o britânico reforçou a importância da boa relação entre o time e o piloto nos resultados dentro da pista e, sobretudo, a responsabilidade das equipes em remediar situações como a vivenciada por Vettel e pela escuderia italiana.

- A química entre um piloto e sua equipe são muito importantes. Você é parte de um time, se dá bem como um time, e falha como um time. Lidar com essa dinâmica é sempre um desafio. Quando um piloto ouve que ele não é mais útil, é um dos momentos mais difíceis para a equipe. Ele sabe que você não o quer mais e as falhas começam a aparecer rapidamente. Da minha própria dolorosa experiência, sei que pilotos nessa situação podem ser difíceis de se lidar. Cabe à equipe lidar com isso da melhor forma que podem - pontuou Brawn.

Alemão minimiza desentendimento em rádio

Apesar do tortuoso começo de temporada, Vettel teve um bom resultado no GP da Espanha. Terminou a prova em sétimo lugar e, com o abandono de Charles Leclerc, foi o único responsável por trazer pontos para a Ferrari na etapa.

Perto do fim da corrida, porém, o piloto foi surpreendido com uma mudança repentina na estratégia da equipe, que até então, não seria de uma parada só: pelo rádio, Vettel foi questionado sobre o que achava de seguir até o fim da prova com os pneus macios.

Em resposta, o alemão disse que a equipe poderia tê-lo avisado três voltas antes - por volta do 48º giro, a Ferrari havia solicitado que ele não economizasse nos pneus.

Apesar do desentendimento, que foi ao ar durante a transmissão, Vettel não acha que a Ferrari precisa rever sua forma de comunicação durante a corrida. O piloto justificou que a mudança na estratégia foi um risco que ambos escolheram tomar e se mostrou conformado com o resultado:

- Não, acho que não. Há coisas que nós sempre podemos melhorar. Mas acho que a coisa mais importante é que nós concordamos em correr o risco, e obviamente pagamos por isso. De onde nós estávamos, não havia muito o que perder. É normal se comunicar. É estranho julgar porque quem quer que esteja selecionando quais transmissões de rádio vão ao ar ou não, é difícil saber o que está sendo dito e ver a coisa como um todo. Não foi nada excepcional hoje, obviamente foi muito sobre lidar com os pneus aqui, e no final, tomamos a decisão e ficamos presos a ela, então, tudo bem.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas