Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Em jogo marcado por revisões do VAR, Brasil empata em 1 a 1 com o Equador pelas Eliminatórias

Já garantido na Copa do Mundo do Catar, Seleção Brasileira segue liderando a competição sul-americana

Em um jogo tenso, marcado por disputas de bola agressivas e uma expulsão para cada lado, a Seleção Brasileira empatou com o Equador, em Quito, pela 15ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. O 1 a 1 foi construído com gols de Casemiro, para o Brasil, e Félix Torres, para o time da casa.

O goleiro equatoriano Alexander Domingues e o lateral-direito brasileiro Emerson Royal receberam cartão vermelho ainda no primeiro tempo que, somando todas as interrupções, foi paralisado por 18 minutos para análises da arbitragem de vídeo. 

Leia também

Já classificado para a Copa do Catar, o Brasil volta a atuar pelas Eliminatórias na próxima terça-feira (1), diante do Paraguai, no Mineirão, em Belo Horizonte. Além de Royal, expulso, o zagueiro Éder Militão está fora da partida por conta do terceiro cartão amarelo. Por outro lado, Lucas Paquetá e Fabinho retornam.

O Brasil contou com caras novas no time titular para observação de Tite, como o lateral-direito Emerson, o zagueiro Éder Militão e o meia-atacante Philippe Coutinho, que retornou a atuar com a amarelinha após 15 meses. Neymar, ainda machucado, e Lucas Paquetá, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, não participaram do confronto. 

O gol brasileiro foi marcado logo aos cinco minutos da primeira etapa. A jogada começou em uma cobrança de escanteio de Coutinho, desviada pela defesa do Equador. No rebote, Raphinha chutou forte e Dominguez fez grande defesa. O meia do Aston Villa aproveitou a nova sobre e cruzou novamente para a área. Na tentativa de cabeceio de Matheus Cunha, a bola desviou em Hincapié e sobrou para Casemiro que, dividindo com o goleiro equatoriano, mandou a bola para as redes, abrindo o placar para o Brasil. 

Seleção acabou com outra atuação ruim em um jogo polêmico
Seleção acabou com outra atuação ruim em um jogo polêmico | Foto: SANTIAGO ARCOS / POOL / AFP

Como foi o jogo?

Mesmo com a vantagem no marcador, a Seleção Brasileira seguiu pressionando em busca do segundo gol, porém o jogo acabou tomando um outro rumo a partir dos 13 minutos, quando Matheus Cunha foi lançado por Fred e, na meia lua da grande área, atingido com as travas da chuteira de Dominguez. Após sete minutos de paralisação para verificação do VAR, o goleiro do Equador foi expulso. Na cobrança da falta, Coutinho mandou para fora.

Na frente do placar e com um jogador a mais, o jogo se encaminhava para ser mais seguro para o Brasil, porém não foi o que ocorreu. Aos 20, Emerson Royal atingiu de forma imprudente o atacante Michael Estrada e recebeu seu segundo cartão amarelo no jogo, também sendo expulso. Em uma rápida organização com os nove jogadores de linha disponíveis, Tite posicionou o volante Fred na lateral direita. No entanto, a expulsão de Royal desconcentrou a defesa brasileira. Éder Militão e Thiago Silva passaram a falhar em lances de saída de bola e o Equador ganhou confiança para buscar o empate. 

O jogo foi paralisado novamente cinco minutos depois por uma falta de Alisson em Enner Valencia, fora da área. De imediato, o árbitro Wilmar Roldan deu cartão amarelo para o brasileiro. Entretanto, após cinco minutos de revisão no VAR, a arbitragem entendeu que a falta era apenas para cartão amarelo, evitando assim uma segunda expulsão brasileira. 

Logo quando o jogo foi retomado, Tite colocou Daniel Alves no lugar de Phillipe Coutinho, corrigindo a lacuna do lado direito pela expulsão de Emerson. Embora o volume ofensivo do Equador, não houve lances de gol na sequência do primeiro tempo.

Motivado por ainda ter a possibilidade de classificar-se para a Copa do Mundo com antecedência, o Equador voltou mais ofensivo para o segundo tempo e pressionando o Brasil. Logo aos três minutos, a seleção local conseguiu o gol de empate, porém o lance foi anulado. Dani Alves e Alisson se atrapalharam e Valencia mandou para as redes. Antes, porém, a bola havia cruzado a linha de fundo. 

Dependente do VAR para corrigir as decisões de campo, o árbitro Wilmar Roldan novamente voltou atrás em uma decisão aos nove minutos. Inicialmente, ele marcou pênalti de Raphinha em Estupiñan. Na verificação, contudo, percebeu que o brasileiro não atingiu o equatoriano, então a marcação foi anulada. 

Buscando renovar a energia do time para marcação e transição pelos lados do campo, Tite sacou Raphinha e Vinícius Júnior aos 17 minutos, colocando Antony e Gabriel Jesus em campo. As mudanças, entretanto, não conseguiram seguram o ímpeto dos equatorianos, que seguiram pressionando. 

O empate da La Tri ocorreu aos 29 minutos, com Félix Torres. Após cobrança de escanteio da direita, o zagueiro se antecipou a Casemiro e cabeceou no canto esquerdo de Alisson, igualando o placar em 1 a 1.

Nos minutos finais, ainda deu tempo para nova revisão no VAR. No campo, a arbitragem viu pênalti de Alisson em Preciado. A arbitragem de vídeo entrou em ação e desmarcou a penalidade.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas