Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Djokovic defende que homens ganhem mais do que mulheres no tênis

Sérvio entra em polêmica depois de declaração infeliz de diretor de Indian Wells

Novak Djokovic entrou numa polêmica que vai lhe render críticas de suas colegas tenistas. Ao comentar as declarações do diretor-executivo do torneio de Indian Wells, que disse que as mulheres se aproveitam do sucesso dos homens no mundo do tênis, o sérvio não criticou as frases de Raymond Moore e ainda defendeu que os homens ganhem prêmios melhores que as mulheres do circuito feminino.

Apósconquistar o torneio com a vitória sobre Milos Raonic, o número 1 do mundo reconheceu que este é um tema "delicado" e que as mulheres merecem "respeito e admiração" por suas conquistas. Mas quando se trata dos prêmios, ele defendeu que os homens levem alguma vantagem.

Leia também

- Eu as aplaudo por isso (as conquistas). Estou dizendo isso honestamente. Elas lutaram pelo que mereciam e conseguiram. Por outro lado, o mundo da ATP deveria lutar por mais (dinheiro) porque as estatísticas mostram que temos muitos mais espectadores nos jogos de homens. Essa é uma das razões pelas quais penso que deveríamos ganhar mais - afirmou o número 1 do mundo.

Antes de Djokovic, Moore desfilou declarações preconceituosas ao dizer que os torneios masculinos são muito melhores do que os femininos.

- Na minha próxima vida, quando retornar, quero ser parte da WTA porque se aproveitam do sucesso dos homens. Não tomam nenhuma decisão e são afortunados. Muito afortunados. Se eu fosse uma mulher tenista, me ajoelharia toda noite e daria graças a Deus pelo nascimento de Roger Federer e Rafa Nadal. Eles são os que carregaram o peso deste esporte - disse o dirigente.

CRÍTICAS DAS TENISTAS

As palavras de Moore foram recebidas com indignação por tenistas como as finalistas em Indian Wells, a americana Serena Williams e a bielorrussa Victoria Azarenka. Para Azarenka, Moore só expressou uma desigualdade que é um problema para as mulheres em todo o mundo.

Imagem ilustrativa da imagem Djokovic defende que homens ganhem mais do que mulheres no tênis
| Foto: FOTO: JULIAN FINNEY / AFP

- É um problema que acontece no mundo todo. Não só no esporte. Também nos negócios. Precisamos falar sobre igualdade. Não se escutam coisas assim sobre os homens - afirmou Azarenka, campeã do torneio e acompanhada nas críticas por Serena.

- Considero que esses comentários são equivocados e muito, muito incertos - declarou a vice-campeã em Indian Wells, que criticou muito os comentários de Moore.

PUBLICIDADE

- Não entendo porque eu sempre tenho que responder questões sobre controvérsias como essa. Obviamente, eu não acredito que qualquer mulher deve se ajuelhar e agradecer a ninguém sobre isso. Acho que Venus (Williams, sua irmã), eu mesma e um grande número de tenistas tem sido... bem, se eu pudesse te dizer todo dia quantas pessoas dizem que não vêem tênis a menos que eu ou minha irmã (esteajmos jogando). Então eu não acho que seja um comentário apropriado. Acho que há muitas mulheres que as pessoas se empolgam em ver. E muitos homens que todos se empolgam em ver. Estas declarações são muito equivocadas.

Diante da polêmica, Moore acabou tendo que se desculpar pelos comentários. Já Djokovic preferiu repetir que tem muito respeito pelas mulheres quando foi lembrado que uma das qualidades do tênis profissional atualmente é a correlação entre homens e mulheres da ATP e da WTA.

- Tenho muito respeito pelo que as mulheres estão conseguindo no esporte global. Sei pelo que passam com seus corpos, que são tão diferentes aos dos homens, Vocês sambem, os hormônios e essas coisas, não precisamos entrar em detalhes. As mulheres sabem do que falo. Tenho grande admiração e respeito por elas por lutar em tão alto nível - encerrou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas