Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Craque do xadrez trapaceou em mais de 100 jogos, revela investigação

As alegações de trapaça surgiram no último mês, quando Hans Niemann derrotou o atual campeão mundial de xadrez, Magnus Carlsen

O mundo do xadrez ficou abalado por um escândalo divulgado nessa terça-feira (4). Uma investigação sobre os jogos de Hans Niemann revelou que o craque americano trapaceou com muito mais frequência do que havia sido divulgado anteriormente.

O Chess.com, juntamente ao Wall Street Journal, divulgou um relatório de 72 páginas, em que aponta que Niemann “provavelmente recebeu assistência ilegal em mais de 100 jogos online” até 2020, incluindo eventos que premiavam em dinheiro.

Leia também

Hans Niemann, de 19 anos, teve uma grande ascensão ao Top 50 Mundial nos últimos quatro anos. Entretanto, os boatos de uma possível trapaça só surgiram em setembro, quando o campeão mundial Magnus Carlsen afirmou que o americano estava vencendo por meio ilegítimos.

Apesar de ter negado as alegações, o jovem revelou que trapaceou duas vezes no passado, quando tinha 12 e 16 anos. Entretanto, o Chess.com utilizou uma ferramenta de detecção de trapaças e ofereceu evidências de que as declarações de Niemann seriam falsas.

O documento não cravou um veredito final, mas afirmou que os jogos “merecem uma investigação mais aprofundada com base nos dados”. O jogador foi, inclusive, banido da plataforma por um período de tempo.

Antes disso, as suspeitas se tornaram fortes quando Niemann derrotou Carlsen e encerrou a sequência invicta de 53 jogos do atual campeão mundial. Inclusive, Hikaru Nakamura, que já foi 2º do mundo, também alegou que o compatriota estaria trapaceando. Na ocasião, Carlsen se retirou do torneio, interpretado como forma de protesto, após o rival alegar que havia adivinhado a abertura que o norueguês jogaria.

O mesmo aconteceu durante a Sinquenfield Cup de 2022, quando o atual número 1 do mundo se retirou do torneio novamente depois de apenas uma jogada do adversário americano.

“Quando Niemann foi convidado no último minuto para a Sinquefield Cup 2022, considerei fortemente desistir antes do evento. Finalmente, escolhi jogar. Acredito que Niemann tenha trapaceado mais – e mais recentemente – do que admitiu publicamente”, afirmou Carlsen.

Ele ainda afirmou que teve “a impressão de que ele [Niemann] não estava tenso ou mesmo totalmente concentrado no jogo em posições críticas, enquanto me superava de uma maneira que eu só acho que um punhado de jogadores pode fazer. Este jogo contribuiu para mudar minha perspectiva”.

O relatório do Chess.com utilizou “análises que comparam movimentos com aqueles recomendados pelos mecanismos de xadrez; estudos do desempenho passado de um jogador e perfil de força; comportamento de monitoramento, como jogadores abrindo outros navegadores enquanto jogam; e contribuições de analistas de fair play de grandes mestres”.

A Federação Internacional de Xadrez (Fide) divulgou uma nota oficial sobre o caso na última semana e afirmou que convocará um painel com três pessoas para analisar as acusações.

“O foco da investigação seria duplo: verificar as alegações do campeão mundial de suposta trapaça por Niemann e a autodeclaração de Niemann sobre trapaças online. O painel garantirá uma decisão justa, protegendo os direitos de ambas as partes durante a investigação”, relataram.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas