Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Conmebol estuda Libertadores com final única e duração de um ano

Alejandro Domínguez se diz favorável a alterações no torneio e que sejam implantadas em "tempo curto"

Final única e duração de um ano. Essas são as principais mudanças estudadas pela Conmebol para as próximas edições da Libertadores. Ao jornal "El Tiempo", da Colômbia, o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, anunciou que pretende implementar tais alterações na principal competição de clubes do continente No entanto, não deu detalhes de quando isso entraria em vigor. A realização de apenas um jogo na decisão é mais aceita. Alejandro está em Bogotá para apresentar o troféu especial da Copa América Centenário, que será disputada em junho, nos Estados Unidos.

- Gostaria da possibilidade de, em um tempo curto, ter uma só final e que se possa ir movendo entre os 10 países (filiados à Conmebol). Teremos maneiras de substituir o valor das bilheterias dos jogos de ida e volta, porque se trabalharia com uma eleição para que cada país lance uma cidade como candidata e trate de trabalhar para pagar aos clubes tais valores. Além disso, as premiações para os clubes serão aumentadas - declarou Alejandro, ao periódico colombiano.

Leia também

Domínguez, de 44 anos, é paraguaio e está na presidência da Conmebol desde o fim de janeiro deste ano. Em seu discurso de posse, o dirigente reconheceu a grave crise da entidade e prometeu uma gestão com transparência e reformas. Alejandro também revelou que a Libertadores pode ser estendida para toda a temporada e ter mais equipes da Concacaf (Confederação das Américas Central e do Norte) - atualmente somente três mexicanos disputam a competição. No entanto, tal possibilidade é mais remota. Ao menos para os próximos anos.

- Há uma corrente para que (a Libertadores) dure um ano, e vamos debate-la. Não é uma ideia da Conmebol, e por isso é bom ter essa abertura. Me interessa essa opção. A Libertadores e a Copa Sul-Americana devem ser estudadas profundamente e também devemos analisar a possibilidade de associarmos com a Concacaf, mas é preciso olhar bem os deslocamentos - analisou.

Domínguez reforçou que a Conmebol contratou uma empresa para fazer uma auditoria de todos os contratos da entidade e promete maior arrecadação e transparência nos próximos anos, principalmente para a Libertadores. Neste ano, a entidade aumentou os valores das premiações para os clubes. Recentemente, clubes sul-americanos criaram uma Liga independente na tentativa de garantir acesso aos contratos comerciais da Confederação Sul-Americana. Ex-presidente do Olimpia, Alejandro Domínguez viu com bons olhos a união dos clubes.

- Venho de um clube e sei como é administrar, por isso entendo a postura deles. Há que se reconhecer que, historicamente, a Conmebol teve pouca aproximação e abertura com os clubes, e estamos no momento de nos aproximar e engrandecer o futebol. Comigo, os clubes têm portas abertas. São os verdadeiros protagonistas, junto com os jogadores - assegurou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas