Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Conmebol diz que lote de 50 mil vacinas foi "especialmente fabricado para futebol sul-americano"

Doses chegam no dia 28 de abril no Uruguai, e entidade define nesta sexta logística para entrega aos países afiliados. Legislação brasileira veda uso pela iniciativa privada

A Conmebol informou que as 50 mil doses de vacinas contra Covid-19 doadas pelo laboratório chinês Sinovac vão chegar ao território uruguaio no próximo dia 28 de abril. Em comunicado, a entidade informou que o lote foi “fabricado especialmente para o futebol sul-americano e que, de nenhum modo, são vacinas destinadas a qualquer outro fim”.

A Conmebol ressaltou que “o processo de distribuição dos imunizantes começará nos diferentes países, em estrito cumprimento das normas legais e sanitárias em vigor em cada um deles”. A legislação brasileira veda o uso de vacinas contra coronavírus por entidades privadas.

Leia também

A CBF precisa de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para receber as doses. O órgão informou que ainda não foi consultado pela Confederação Brasileira de Futebol sobre o tema.

Questionada pelo ge se vai entregar as vacinas a países que não permitem a aquisição privada dos imunizantes, a Conmebol se limitou a dizer que vai definir nesta sexta-feira a logística da entrega das doses.

A CBF ainda não se manifestou publicamente sobre a doação de doses pela Sinovac à Conmebol. No entanto, o presidente da entidade brasileira, Rogério Caboclo, já demonstrou interesse em adquirir vacinas, desde que o Congresso libere. A aquisição de imunizantes pela iniciativa privada está em discussão na Câmara dos Deputados.

A Conmebol reforçou que vai começar sua vacinação com as equipes da Copa América e que estão participando de seus torneios internacionais. A intenção é também imunizar times masculinos e femininos da primeira divisão de cada um dos 10 países filiados. Árbitros e todos envolvidos na organização dos eventos também estão aptos a serem vacinados.

A entidade sul-americana reitera que a vacinação não é obrigatória e, caso alguém se recuse a ser imunizado, não vai ser excluído dos torneios.

A doação das 50 mil doses pela Sinovac faz parte de um acordo de exposição do laboratório chinês, que se anuncia como "parceiro oficial de saúde" da Copa América. A Conmebol, porém, reitera que não há uma transação comercial.

Sinovac aparece como "parceiro oficial de saúde" da Copa América
Sinovac aparece como "parceiro oficial de saúde" da Copa América | Foto: Reprodução

Como os grandes fabricantes de vacina não negociam com empresas privadas, mas apenas com Estados, a solução encontrada foi uma intermediação do governo do Uruguai, que receberá as 50 mil doses.

A Copa América vai de 13 de junho a 10 de julho e reunirá dez seleções sul-americanas na Argentina e Colômbia. O Brasil estreia contra a Venezuela.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas