Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

COI recomenda que atletas da Rússia e Belarus voltem a competições

Comitê recomendou que russos e bielorrussos participem apenas de competições individuais, como atletas neutros

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu que atletas com passaporte da Rússia e Belarus podem voltar a participar de competições internacionais após uma proibição em vigor desde fevereiro de 2022.

Segundo comunicado divulgado nessa terça-feira (28/3), russos ou bielorrussos estão permitidos competir como atletas neutros em modalidades apenas em modalidades individuais. O COI ainda não decidiu sobre participação nos Jogos Olímpicos da França em 2024 e nas Olimpíadas de Inverno na Itália em 2026.

Leia também

A participação de delegações da Rússia e Belarus em esportes coletivos segue proibida, assim como a organização de eventos em um dos dois países ou a exibição de símbolos nacionais que remetam aos governos de Putin e Luskashenko.

Após o anúncio, o presidente do Comitê Olímpico Russo (ROC), Stanislav Pozdnyakov, chamou as condições impostas pelo COI de “inaceitáveis”, e afirmou que a decisão é uma “farsa”.

“Os termos atuais não facilitarão a admissão de atletas russos e bielorussos às competições”, disse em entrevista à agência estatal Tass. “Consideramos as condições propostas irracionais, legalmente infudadas e excessivas”, completou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas