Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

COI anuncia que Rússia e Quênia estão sob forte vigilância em todos os esportes

Presidente Thomas Bach destaca decisão tomada "por unanimidade" pelos representantes presentes em Lausanne

Rússia e Quênia estão sob estreita vigilância antes dos Jogos Olímpicos do Rio: para o Comitê Olímpico Internacional (COI), a apenas seis semanas do evento há sérias dúvidas sobre a presunção de inocência dos atletas dos dois países, e não apenas no atletismo.

"Há sérias dúvidas sobre a presunção de inocência dos atletas russos e quenianos", afirmou Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), ao fim de uma reunião que abordou a questão da possível presença dos atletas russos nos Jogos Olímpicos do Rio (5-21 agosto).

Leia também

Para poder comparecer às Olimpíadas do Rio, "os atletas destes países deverão ser declarados elegíveis por suas federações internacionais respectivas, depois de uma avaliação individual", disse o presidente do COI, que destacou uma decisão tomada "por unanimidade" pelos representantes presentes em Lausanne.

A menção a "respectivas federações internacionais" dá a entender que há mais esportes afetados, além do atletismo, apesar de Thomas Bach não ter mencionado qualquer outra modalidade.

"Cada federação internacional deve tomar uma decisão sobre a elegibilidade de seus atletas. Neste processo, a ausência de controles antidoping positivos no país não deve ser considerada suficiente. As federações internacionais deverão levar em consideração outros exames, supervisionados e aprovados pelas autoridades internacionais", especialmente a Agência Mundial Antidoping (Wada).

COI confirma e respeita decisão da IAAF sobre a Rússia

O COI renovou nesta terça-feira o apoio sem contestação à decisão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), anunciada na sexta-feira passada, de prolongar a suspensão da Federação Russa, privando de fato a grande maioria dos atletas russos dos Jogos Rio-2016.

"A reunião de cúpula confirma, respeita e aprova a decisão tomada pela IAAF na sexta-feira", declarou o presidente do COI, Thomas Bach.

Ao mesmo tempo, o dirigente informou que os atletas russos não suspeitos de doping selecionados pela IAAF poderão participar nos Jogos Olímpicos do Rio com a bandeira da Rússia, e não sob a bandeira olímpica, como seria o caso dos refugiados.
"Participarão com as cores russas porque apenas os membros afiliados ao comitê olímpico nacional podem participar nos Jogos Olímpicos. No entanto, o comitê nacional olímpico russo não está suspenso", explicou.

A bicampeã olímpica do salto com vara Yelena Isinbayeva já havia rejeitado a ideia de disputar os Jogos sob a bandeira olímpica.

"Sou russa, tenho um país, tenho uma bandeira", disse.

"Nossa equipe não boicota os Jogos Olímpicos e não há uma guerra em nosso país. Não temos nenhuma razão para participar sob a bandeira olímpica".

Parlamento russo acusa "boicote"

"Boicote" foi também o termo usado pelos deputados do Congresso russo, que acusou a IAAF de estar empregando uma ferramenta de segregação da época da Guerra Fria.
Os 429 deputados russos aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira uma resolução em que classificam de "boicote" e de "violação dos Direitos Humanos" a decisão de excluir os atletas russos de todas as competições internacionais.

"Parecia que o tempo em que se usava o esporte como instrumento de luta política organizando um boicote aos Jogos Olímpicos por desavenças políticas era coisa do passado", lamentou a Duma, câmara baixa do Parlamento russo.

"Mas há pessoas que tentam reutilizar essa arma que cheira a naftalina", continuou, em alusão ao boicote de 1980 aos Jogos Olímpicos de Moscou pelos ocidentais, em represália à invasão do Afeganistão pela tropas soviéticas, em 1979.

Em resposta, a União Soviética optou por não participar dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

coi

Relacionadas