Bottas desbanca favoritos e é pole na Áustria. Punido, Hamilton larga em oitavo

Finlandês anota a melhor volta na história de circuito para garantir a ponta no grid de largada. Com Williams mal na pista, Massa vai largar em 17º

As atenções no Circuito de Spielberg estavam voltadas para os rivais Sebastian Vettel e Lewis Hamilton neste sábado, no treino classificatório para o GP da Áustria. Mas para quem esperava que a pole fosse conquistada por um dos dois pilotos, acabou se surpreendendo com um impecável Valtteri Bottas, que anotou a melhor volta da história da pista e desbancou os favoritos para largar na ponta na corrida deste domingo. 
O alemão da Ferrari foi o segundo mais rápido, com o britânico da Mercedes na terceira colocação. Contudo, vale lembrar que por ter uma punição de cinco posições no grid, o Lewis largará na oitava colocação. Com isso, o top 5 foi completo por Kimi Raikkonen, Daniel Ricciardo e Max Verstappen. 
Com a Williams sofrendo para fazer o pacote de atualizações que trouxe para a Áustria funcionar, Felipe Massa sequer passou para o Q2. O brasileiro largará em 17º, logo a frente do companheiro Lance Stroll, o 18º.
Q1 - 15 avançam e 5 são eliminados
Nada de espera para a dupla da Ferrari. Os carros vermelhos saíram dos boxes assim que a bandeira verde foi dada. Os carros da Haas também saíram logo no início da sessão e, apesar do bom desempenho do time americano na pista austríaca, Grosjean exagerou e acabou quicando na caixa de brita, sem maiores consequências para o francês, que conseguiu retornar ao traçado sem auxílio dos fiscais de pista. Ainda na Haas, Magnussen foi vítima das altas zebras do Circuito de Spielberg, que danificaram sua suspensão, obrigando o piloto a retornar para os boxes com a roda dianteira direita suspensa. Na hora da verdade, Hamilton fez o melhor tempo do Q1 e também da história do Circuito de Spielberg (não oficial), com 1m05s064, com Vettel a 0s521 atrás do rival. Felipe Massa, que tem sofrido o fim de semana para fazer as atualizações da Williams funcionar, não conseguiu avançar ao Q2, com o 17º tempo.
Eliminados: Palmer, Massa, Stroll, Ericsson e Wehrlein.
Q2 - 10 avançam e 5 são eliminados
Dessa vez a Mercedes não perdeu tempo e mandou seus dois pilotos para a pista logo que o cronômetro começou a rodar. De supermacios, o britânico esmagou o recorde do circuito, com 1m04s800. Mas o companheiro Bottas não deixou barato e registrou um temporal, com 1m04s640, dominando todos os setores da pista austríaca. O recorde oficial do traçado é de 1m08s337, anotado por Michael Schumacher em 2003. No apagar das luzes, Vettel anotou 1m04s772 e se intrometeu entre os companheiros de Mercedes, em segundo.
Eliminados: Hulkenberg, Alonso, Vandoorne, Kvyat e Magnussen.
Q3 - Definição da pole
O Q3 começou cercado de expectativa, já que é o momento em que a Mercedes calça os ultramacios e libera a besta que há dentro do motor alemão. Também pelo fato de Lewis Hamilton precisar do melhor tempo para minimizar o dano de ter uma punição de cinco lugares no grid para cumprir. E na primeira tentativa de volta rápida no Q3, a história foi parecida com a do Q2: Hamilton fez voltaço (1m04s424), mas Bottas foi lá, voou e jogou o companheiro para o segundo lugar ao anotar 1m04s251. Só que aí Sebastian Vettel se intrometeu entre os dois novamente (1m04s293). Hamilton bem que tentou melhorar sua marca, mas acabou errando feio. Na segunda volta, uma Haas parada no meio da pista decretou a bandeira amarela e frustrou as chances do britânico diminuir os danos causados pela punição que terá de pagar, já que o com bandeira amarela, o piloto da Mercedes não teve mais tentativas. Assim, Bottas desbancou os favoritos e garantiu a pole para o GP da Áustria, a segunda dele na carreira. No finalzinho, lembrando um pouco um dos treinos livres do Azerbaijão, Max Verstappen saiu da pista e por pouco não acertou o muro, para delírio da massa laranja que lotou o Circuito de Spielberg.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p