Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Bolt perde ouro por doping de Carter, e Brasil deve herdar bronze no 4x100

Reanálise de amostra de exame do velocista revelou uso de metilhexaneamina

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou nesta quarta-feira sanções a dois atletas flagrados em exames antidoping. O caso de maior impacto é o do velocista Nesta Carter, pois sua ação acarretou na desclassificação de toda a equipe jamaicana e na perda do ouro olímpico do revezamento 4x100m dos Jogos de Pequim 2008 - inclusive do mito Usain Bolt, dono de nove ouros olímpicos nas provas mais nobres do atletismo. Com a realocação do pódio, o quarteto brasileiro formado por Vicente Lenílson, Sandro Viana, Bruno Lins e José Carlos Moreira, o Codó, quarto colocado na ocasião, deve herdar o bronze.

Carter foi um entre dezenas de atletas flagrados pelo COI nos últimos meses após reanálises de amostras de urina e sangue coletadas nos Jogos de Pequim e Londres. Na avaliação mais recente foi encontrada em um dos exames do velocista a substância proibida metilhexaneamina, um estimulante encontrado em alguns suplementos alimentares e descongestionantes nasais. Além de Bolt e Carter, estavam no time jamaicano Asafa Powell e Michael Fraser. Eles haviam cravado 37s10, novo recorde mundial da prova.

Leia também

Em comunicado publicado nesta quarta, a comissão disciplinar do COI anunciou, com efeito imediato, a desclassificação do atleta dos Jogos de Pequim e do time Jamaicano deste evento específico, indicando o Comitê Olímpico Jamaicano como responsável por assegurar o recolhimento das medalhas, dos pins comemorativos e do diploma entregues aos medalhistas na cerimônia de premiação no Ninho do Pássaro.

Com a eliminação da Jamaica, o ouro passa a ser de Trinidad e Tobago, que teve como medalhistas Keston Bledman, Marc Burns, Emmanuel Callender e Richard Thompson. O Japão sobe para o segundo lugar, enquanto o Brasil pula para terceiro.

Em setembro do ano passado, a equipe feminina do Brasil no 4x100m também foi confirmada como medalhista pelo COI. O resultado da prova foi modificado pelo doping de uma das atletas da equipe russa, a mais veloz no evento. Assim, Rosemar Coelho Neto, Lucimar de Moura, Thaissa Presti e Rosângela tornaram-se medalhistas olímpicas.

Além da punição a Nesta Carter e ao time jamaicano, o COI também anunciou punição para a atleta Tatiana Lebedeva, hoje com 40 anos. Inscrita nos Jogos de Pequim no salto triplo e no salto em distância, ela foi medalhista de prata nas duas provas, estando ao lado da brasileira Maurren Maggi em um dos pódios. A russa tem ainda outras três medalhas olímpicas (ouro no salto em distância em 2004 e bronze no triplo em 2000 e 2004), mas a punição não é retroativa a estas conquistas.

O Comitê Olímpico da Rússia será responsável por devolver as duas medalhas, pins e diplomas ao COI. No salto em distância, a nigeriana Blessing Okagbare herda a prata, enquanto a jamaicana Chelsea Hammond ganha o bronze. No salto triplo,que já tinha tido o pódio modificado após a desclassificação da grega Hrysopiyi Devetzi por doping, agora tem a camaronesa Françoise Mbango Etone como campeã, a cazaque Olga Rypakova (originalmente 4ª colocada) com a prata e a cubana Yargelis Savigne (originalmente 5ª colocada) com o bronze.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

coi

Relacionadas