Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Bayern e Borussia fazem “final” emocionante na Bundesliga

Depois de estar nove pontos à frente, atual decacampeão consecutivo joga em casa para retomar a liderança neste sábado

O Campeonato Alemão tem neste sábado um jogo pela 26ª rodada que tem cara de decisão. Bayern de Munique e Borussia Dortmund se enfrentam na Allianz Arena brigando pela liderança e separados por um ponto na classificação. O atípico é que, desta vez, é o time aurinegro que está em vantagem.

E o torcedor do Borussia pode se apegar aos números para estar confiante: na última vez em que chegou fora da liderança nesta altura da competição, o Bayern perdeu o título. E foi justamente para a equipe de Dortmund, campeã em 2011/12 sob comando de Jürgen Klopp. Naquela ocasião a vantagem era ainda maior, de seis pontos.

Equipes mais próximas do Bayern na tabela nas últimas temporadas (após 25 rodadas):

  • 2011/12: Borussia Dortmund (6 pontos a mais)
  • 2012/13: Borussia Dortmund (20 pontos a menos)
  • 2013/14: Borussia Dortmund (23 pontos a menos)
  • 2014/15: Wolfsburg (11 pontos a menos)
  • 2015/16: Borussia Dortmund (5 pontos a menos)
  • 2016/17: RB Leipzig (13 pontos a menos)
  • 2017/18: Schalke 04 (20 pontos a menos)
  • 2018/19: Borussia Dortmund (vice-líder com a mesma pontuação)
  • 2019/20: Borussia Dortmund (4 pontos a menos)
  • 2020/21: RB Leipzig (4 pontos a menos)
  • 2021/22: Borussia Dortmund (6 pontos a menos)
  • 2022/23: Borussia Dortmund (1 ponto a mais)

Nos anos de domínio do Bayern, que conquistou as últimas 10 edições - um recorde -, as distâncias chegaram a mais de 20 ou mais pontos para o time mais próximo em três ocasiões. A Bundesliga perdia emoção muito antes do fim por já ter praticamente sacramentado o seu campeão. Mas não é o caso desta vez.

O Bayern, que em determinado momento tinha o Union Berlin - atual terceiro colocado - como principal combatente em 2022/23, chegou a ter nove pontos a mais que o Borussia. Mas as rodadas 16, 17 e 18 mudaram tudo. Ainda sob comando de Nagelsmann, o time de Munique empatou três partidas seguidas, contra RB Leipzig, Colônia e Eintracht Frankfurt. E o Dortmund de Edin Terzic venceu Augsburg, Mainz a Bayer Leverkusen, iniciando sequência de oito vitórias consecutivas na competição.

O clássico marca a estreia de Thomas Tuchel, apresentado há uma semana. Ele não vai poder escalar os lesionados Neuer, Lucas Hernández e Tel, mas conta com Goretzka e Choupo-Moting, recuperados de problemas físicos. Musiala tem chances de ser relacionado, mas provavelmente começará no banco de reservas.

A lista de problemas de Terzic é ainda maior: estão fora Meunier, Duranville, Bauza e Reyna, no departamento médico. Moukoko, Adeyemi e Bynoe-Gittens são dúvidas, enquanto Kobel e Brandt voltam a ficar à disposição.

No primeiro turno, as equipes empataram por 2 a 2 em Dortmund, com o time da casa buscando a igualdade aos 50 minutos do segundo tempo, com gol de Modeste. Antes, Goretzka, Sané e Moukoko haviam balançado a rede.

Bayern de Munique e Borussia Dortmund se enfrentam às 13h30 (de Brasília) deste sábado, pela 25ª rodada do Campeonato Alemão, na Allianz Arena.