Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Bartomeu diz que jogo sem fãs foi protesto: "Só o Barça podia fazê-lo"

Presidente rebate críticos que pediam adiamento do jogo por solidariedade a catalães: "Não concordo com quem diz que agora somos mais um clube"

Mergulhado em críticas nos últimos meses pela gestão conturbada do futebol, o presidente Josep Maria Bartomeu voltou ser alvo de imprensa e torcedores do Barcelona por ter decidido que o time enfrentasse o Las Palmas no último domingo, enquanto a população da Catalunha vivia um dia complicado com a repressão policial diante do referendo sobre a independência da região. Por conta das inúmeras manifestações contrárias à decisão, o mandatário convocou uma entrevista coletiva nesta segunda-feira para explicar porque desistiu de não entrar em campo diante da possibilidade de perder seis pontos - e defendeu-se alegando que jogar com as arquibancadas vazias foi um grande protesto.

- Ontem foi um dia difícil para todos os que vivemos na Catalunha e foi um dia difícil para o Barça. Recebemos pressões de todos os tipos. Uma vez que não conseguimos adiar, decidimos que o jogo se disputasse com portas fechadas, pensando que seria um grande alto-falante. Era uma grande maneira para que o mundo se perguntasse o que acontecia na Catalunha. Anulá-lo teria sido uma notícia de um minuto, mas jogá-lo representou 90 minutos do mundo se perguntando o que aconteceu - afirmou Bartomeu, chamando o estádio vazio de "uma imagem muito potente".

Leia também

A imprensa catalã não poupou a diretoria do Barça, e dois dos principais diários esportivos de Barcelona chamaram de "vergonha" o fato de a equipe ter enfrentado o Las Palmas. O clube tentou por muitas horas o adiamento do jogo, alegando, a princípio, ameaças à segurança do evento - mas a Liga Espanhola rechaçou a possibilidade por não ter sido notifica oficialmente pela polícia. Desta forma, se quisesse abrir mão de jogar, o Barça levaria o WO e perderia seis pontos, como prevê o regulamento do Campeonato Espanhol - e a diretoria resolveu não pagar tal preço, apenas mantendo os portões do Camp Nou fechados.

Bartomeu também comentou a ironia de alguns críticos, que apontaram que o Barcelona deixou de ser "Mais que um clube", como afirma seu lema, a partir do momento que focou na questão esportiva e deixou momentaneamente de lado a ideologia catalã. Alguns disseram que o Barça tornou-se apenas "Mais um clube".

- Não estou de acordo com quem diz que somos agora "mais um clube" por ter jogado. O Barça é muito "mais que um clube" também por esse fato. Que 154 países vejam um jogo e se perguntem o que acontece para estar vazio, só o Barça poderia fazê-lo. Esse "mais que um clube" fica ainda mais evidente - completou.

O presidente também confirmou os pedidos de demissão dos diretores Carles Vilarrubí e Jordi Monés, que solicitaram o desligamento do clube após a decisão de entrar em campo no último domingo. Deixando claro que o Barça condena qualquer violação à liberdade de expressão e que o clube buscou mostrar sua indignação, Bartomeu apontou a decisão de mandar o time a campo como "uma das mais difíceis" que tomou como presidente e pediu "desculpas aos sócios e torcedores que se viram prejudicados".

- Não disse que era uma opção não se apresentar para o jogo. A princípio, a ideia era adiar o jogo, e como não pôde ser, buscamos outra maneira de dizer ao mundo o que estava acontecendo. A decisão tomada ontem não foi fácil. Foi muito analisada, e tomada com todas as consequências a plena consciência. Entendo que possa haver sócios que não gostem da decisão e tenham outras opiniões. São muito respeitáveis, mas a decisão que tomamos com o estádio fechado buscava a imagem mundial de um estádio fechado - encerrou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas