Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Atletismo: ouro nos 100m, Elaine leva também título olímpico nos 200m

Jamaicana supera a holandesa Dafne Schippers, atual campeã mundial, para conquistar o ouro nas duas provas de velocidade dos Jogos do Rio de Janeiro

As provas de velocidade ganharam uma nova rainha. Depois de vencer os 100m rasos, Elaine Thompson colocou a Jamaica novamente no topo do pódio da Olimpíada do Rio de Janeiro, agora nos 200m rasos. A atleta venceu a final no Engenhão, com o tempo 21s78, superando a atual campeã mundial, a holandesa Dafne Schippers, que ficou com a prata (21s88). A americana Tori Bowie, vice nos 100m, completou o pódio (22s15).

A vitória de Elaine frustrou boa parte da torcida no Engenhão. A arquibancada estava vestida de laranja. Bandeiras da Holanda estavam por toda parte para apoiar uma das maiores esperanças de ouro do país. Só que existe um país da velocidade: a Jamaica. Minutos depois de Usain Bolt liderar a semifinal da prova masculina, Elaine mostrou a força das velocistas do país. Houve um tempo em que Shelly-Ann Fraser-Pryce era conhecida como "Bolt de Saias". Elaine dispensa a alcunha, prefere ser conhecida como a mulher mais rápida do mundo.

Leia também

Desde 1988 uma velocista não conseguia vencer os 100m e os 200m na mesma Olimpíada. A última a conseguir o feito foi a americana Florence Griffith-Joyner, nos Jogos de Seul. A conquista de Elaine foi a quarta medalha de ouro do atletismo jamaicano na Rio 2016. Além dos dois títulos da velocista, também foram campeões Bolt (100m rasos) e Omar McLeaod (110m com barreiras).

PÓDIO COMPLETO DOS EUA

Ao menos uma prova de velocidade a Jamaica não conseguiu levar nos Jogos do Rio. Os Estados Unidos não deram espaço para ninguém nos 100m com barreiras. Pódio completo para as americanas, lideradas por Brianna Rollins (12s48). Nia Ali ficou com a prata (12s59), e Kristi Castlin, com o bronze (12s61). Mais uma prova da força do país na prova. No dia 22 de julho, Kendra Harrison bateu o recorde mundial da prova (12s20) e nem esteve no Rio por ter perdido a seletiva americana para as três medalhistas desta quarta.

LUIZ NA BRIGA NO DECATLO

As brasileiras não chegaram à final dos 200m rasos, mas o país representante correndo rápido na noite desta quarta. Luiz Alberto de Araújo levantou a torcida ao vencer sua bateria dos 400m rasos do decatlo, que combina dez provas do atletismo em dois dias de competição. O tempo 48s14 foi o melhor da carreira do brasileiro e o ajudou a fechar o primeiro dia na nona colocação, com 4.281 pontos. Ele também fez a melhor marca da carreira no salto em distância (7,48m) e suas melhores do ano nos 100m rasos (10s77) e no arremesso de peso (15,26m). Só no salto em altura que ficou abaixo do que esperava passando o sarrafo a 1,92m.

- Eu queria isso: fazer um primeiro dia muito bom, porque tenho provas melhores no segundo dia. Ir com uma boa marca é muito importante. Infelizmente não consegui o que esperava no salto em altura, que era 2,00m. Acredito que vai dá para recuperar - disse Luiz.

O líder foi o atual campeão olímpico e mundial, o americano Ashton Eaton, que somou 4.621 pontos e abriu vantagem para o alemão Kai Kazmirek (4.500). Atual vice mundial, o canadense Damian Warner ficou na terceira colocação, com 4.489 pontos, apenas 208 à frente de Luiz.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas