Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Após início ruim, Yane precisa ir muito bem e secar adversárias no pentatlo

Brasileira precisará ultrapassar seus próprios limites e ainda torcer contra as principais concorrentes se quiser pensar em repetir o bom resultado de

Não vai ser nada fácil. Se a brasileira Yane Marques quiser repetir o feito da Olimpíada de Londres, quando conquistou a medalha de bronze, ou até chegar perto desse resultado na edição do Rio de Janeiro, precisará ter um dia digno de uma campeã olímpica nesta sexta-feira, no Complexo Olímpico de Deodoro. Depois de ter o resultado esperado na rodada classificatória de esgrima, ela entra em ação no segundo dia de provas precisando ter um desempenho quase perfeito e ainda tendo que torcer contra as suas principais adversárias.

A primeira missão de Yane Marques é na piscina, às 12h. Ela terá uma prova de 200m de natação, onde a classificação final é o menos importante. O que interessa no pentatlo moderno é o relógio de cada atleta. Quem fizer o tempo de 2min30s, marca 250 pontos. A cada 0,33s a mais ou a menos, são adicionados ou retirados um ponto do total.

Leia também

A natação é o ponto alto da prova de Yane Marques no pentatlo moderno e a expectativa da comissão técnica é que ela já comece a se recuperar nas águas. Em Londres, quando conquistou o bronze, a brasileira fez o sexto melhor tempo. No ano passado, no Campeonato Mundial, ficou em 5º.

- Ela costuma ficar entre as seis melhores na natação e deve fazer igual - comentou um dos técnicos de Yane, Thales Rabelo.

Depois da natação, uma nova prova de esgrima, às 14h. No entanto, com menos jogos. Ao contrário do que aconteceu nas últimas Olimpíadas e nos últimos torneios organizados pela União Internacional de Pentatlo Moderno, a modalidade está sendo disputada com uma novidade no Rio de Janeiro. O evento classificatório de esgrima foi deslocado para um dia isolado e depois é realizada apenas uma rodada bônus, começando com uma disputa entre a última colocada na classificatória contra a penúltima. Quem ganhar, segue na disputa, soma um ponto e vai enfrentando as que estão mais bem posicionadas no ranking.

Como ficou na 21ª colocação na rodada classificatória da esgrima, Yane entra em ação no 15º jogo. A conta ideal que tem sido feita pelos seus treinadores é que ela possa vencer quatro jogos para melhorar a sua pontuação.

- Vamos tentar jogar bem a esgrima na rodada bônus e cada vitória vale um segundo, que no pentatlo pode diferenciar seis a sete posições.

A penúltima etapa do pentatlo moderno é a mais imprevisível de todas. A prova de hipismo, às 15h30, com saltos é uma incógnita, pois as atletas só conhecem os cavalos que vão saltar 20 minutos antes de entrarem em ação. É justamente nesta tecla que os treinadores de Yane Marques estão batendo para acreditar que ela pode melhorar o seu rendimento. Para eles, as atletas que estão melhores colocadas podem ser sorteadas com cavalos não muito bons e ter uma queda no rendimento.

- A polonesa (Oktawia Nowacka) foi muito bem na esgrima, mas pode ir muito mal no hipismo. É muito difícil afirmar que a pessoa vai gabaritar o hipismo. O cavalo é um animal e não é nosso.

Imagem ilustrativa da imagem Após início ruim, Yane precisa ir muito bem e secar adversárias no pentatlo
| Foto: FOTO: Divulgação/UIPM

Para fechar, vem o evento combinado, às 18h. Yane Marques precisará superar uma de suas principais dificuldades, que é a corrida intercalada com os tiros com pistola laser. Em Londres, a brasileira perdeu duas posições nesta última etapa.

Para a prova decisiva, a pontuação somada em todas as outras provas é transformada no tempo que vai determinar a distância de largada entre cada uma das competidoras. Elas precisarão correr 3.200m, com intervalos a cada 800m para atirar em alvos. São necessários cinco tiros certeiros ou 50 segundos a partir do primeiro acerto.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas