Após francês passar mal, eslovaco ultrapassa australiano e vence marcha atlética

Campeão mundial, Matej Toth se supera, consegue deixar medalhista olímpico Jared Tallent para trás e conquista ouro para Eslováquia

Considerada a prova mais difícil de todas no atletismo, os 50 km da marcha atlética aliam a força mental com a capacidade corporal de um atleta. O esforço é enorme, ainda mais diante de um sol escaldante no Rio de Janeiro. Com grande reviravolta durante a disputa, o eslovaco Matej Toth garantiu a medalha de ouro depois de ultrapassar o australiano Jared Tallent já no fim da prova. Aos 33 anos e com participação em três Olimpíadas, Toth fez o tempo de 3h40s58. A medalha de prata ficou com Jared Tallent e o japonês Hirooki Arai completou o pódio.
Quarto colocado na prova de 20 km realizada na semana passada, o brasileiro Caio Bonfim ficou na 9ª posição. Feliz com o resultado, ele cobrou mais investimento na modalidade e exaltou o poder de superação do povo brasileiro.
"Essa prova é muito difícil. Imagina se a gente fosse em todas as provas assim? Aqueles atletas que não foram tão bem, não esqueçam deles. Fui 39º em Londres e pude ser 4º e 9º aqui. Acreditem no nosso país, a gente é mais sofrido mesmo, mas graças a Deus a gente tem a  característica de não desistir. Vamos lá, Brasil! Força!" disse ao fim da prova.
O também brasileiro Jonathan Riekmann terminou na 29ª colocação. Já Mário dos Santos Junior abandonou a competição no Km 19. A proximidade do mar prejudicou o desempenho do atleta.

Yohann Diniz era o favorito ao ouro até o km 30 - Foto: FOTO: REUTERS/Damir Sagolj

Superação
A superação de Yohan Diniz foi impressionante. Após passar mal com um problema intestinal durante a prova quando ainda era líder - o atleta chegou a defecar e desmaiar na pista -, o francês completou a marcha em oitavo lugar. Às 14h30 será realizada a prova de 20 km de marcha atlética entre as mulheres. O Brasil tem duas representantes na disputa. Erica de Sena e Cisiane Lopes. 

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p