Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Academia de letras uruguaia critica punição de Cavani por racismo

Associação linguística afirma que termo "negrito" na variante do espanhol usada no país é tratamento afetuoso

A Academia de Letras do Uruguai classificou como "ignorante" e uma "grave injustiça" a punição de três jogos do atacante Cavani, do Manchester United, aplicada pela Football Association (FA), entidade máxima do futebol inglês, por causa do uso do termo "negrito" para se referir a um seguidor em uma postagem numa rede social.

- As referências a qualidades físicas, morais ou pessoais de outras pessoas são usadas em todas as línguas do mundo para a criação de vocativos, ou seja, expressões para tratar os outros. Em alguns contextos, têm um teor negativo, e muitas vezes os mesmos termos podem ser considerados afetuosos ou amigáveis - justificou a Academia em comunicado, complementando.

Na variedade do espanhol no Uruguai, por exemplo, entre casais e amigos, entre pais e filhos, você pode ouvir e ler formas como 'gordis, gordito, negri, negrito / a'. Na verdade, a pessoa a quem se trata com esses vocativos não precisa ser obesa ou morena para recebê-los"

? Academia de Letras do Uruguai

Em resposta a uma mensagem de parabéns enviada por um seguidor no Instagram, depois de fazer dois gols na vitória do Manchester United sobre o Southampton por 3 a 2, pelo Campeonato Inglês, Cavani escreveu "Obrigado, negrito". O uruguaio deletou a mensagem minutos depois e se desculpou.

O Manchester United o defendeu, explicando que o termo era usado com um sentido amigável e que na América do Sul tinha uma conotação diferente. Mas a FA considerou a mensagem uma violação do regulamento e suspendeu o atacante na quinta-feira passada por três jogos com uma multa de £ 100 mil (cerca de R$ 710 mil).

- O uso do vocativo 'negrito' por Cavani para se dirigir a 'pablofer2222', fã do jogador de futebol, tem esse tipo de teor afetuoso: pelo contexto em que foi escrito, a pessoa a quem foi dirigida e a variedade do espanhol utilizada, o único valor que pode ter o termo 'negrito' - e em particular pelo seu diminutivo - é o afetivo - defendeu a Academia.

Com esta suspensão, Cavani não entrou em campo na sexta-feira passada, na vitória sobre o Aston Villa. Ficará fora da semifinal da Copa da Liga contra o Manchester City e da terceira rodada da Copa da Inglaterra contra o Watford.

Também na sexta-feira passada, Cavani fez um post de esclarecimento sobre o caso.

"DESCONFORTÁVEL

Olá a todos,

Não quero me estender muito neste momento desconfortável para mim. Quero compartilhar com vocês que aceito a sanção disciplinar por reconhecer que estou alheio aos costumes idiomáticos do inglês, mas não concordo. Peço desculpas se ofendi alguém com uma expressão de carinho que fiz a um amigo, nada mais além do que a minha intenção.

Quem me conhece sabe que busco sempre a alegria dos mais simples!

Agradeço às inúmeras demonstrações de apoio e carinho, meu coração está em paz, porque sei que sempre me expressei com carinho de acordo com a minha cultura e forma de vida. Mando a vocês um abraço sincero."

Em novembro de 2019, o meia português Bernardo Silva, do Manchester City, foi suspenso, por um jogo, e multado, em £ 50 mil, por fazer uma interação nas redes sociais julgada racista com Benjamin Mendy, companheiro de equipe. Em 2011, quando ainda defendia o Liverpool, o também uruguaio Luís Suárez foi punido com oito jogos depois de chamar o lateral francês Evra, então no Manchester United, de "negrito". Na época, também tentou se defender indicando que tinha usado um termo carinhoso, o que não impediu a sanção da FA.

Tags