Um suspiro de alívio para a RBR, que após seis corridas difíceis na F1 em 2024, começa o GP do Azerbaijão nesta sexta-feira com o pé direito. Max Verstappen foi o mais rápido do primeiro treino livre com tempo de 1m45s546 registrado nos segundos finais, desbancando Lewis Hamilton em 0s3. Lando Norris completa o top 3.
A sessão teve três interrupções: a primeira, para a remoção de detritos, com 13 minutos de treino. A segunda, acionada por Leclerc após ele bater na curva 15, interrompeu a disputa perto de sua metade; o treino recomeçou com 23 minutos no cronômetro. A terceira foi a 18 minutos do fim com o calouro Franco Colapinto, da Williams, que bateu na curva 4.
Leia também
Leclerc estabeleceu o tempo de referência no início, sendo brevemente superado por Hamilton na liderança nos oito primeiros minutos. Depois, Verstappen ocupou a posição, com 0s2 sobre o monegasco, mantendo a dianteira até Leclerc voltar a fazer a melhor volta perto da metade do TL1 - sucedendo a primeira bandeira vermelha do dia.
A partir do terço final do treino, depois da batida do piloto da Ferrari, os pneus macios começaram a aparecer. Com isso, Norris anotou a melhor volta, à frente do colega Piastri, até Hamilton superá-lo com 0s1 de vantagem.
Sucedendo o incidente de Colapinto, os carros deixaram a pista com dez minutos restantes na pista, período no qual Verstappen ficou a 0s036 de desbancar Hamilton com sua penúltima volta rápida. Na derradeira tentativa, o tricampeão conseguiu uma larga vantagem sobre o rival da Mercedes.
O segundo treino livre do GP do Azerbaijão será logo mais às 10h (horário de Brasília).