Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

GP de Abu Dhabi: Leclerc é punido e perde dez posições no grid

Carro do piloto de Mônaco teve a bateria trocada pela terceira vez, e número excede limite definido no regulamento


			
				GP de Abu Dhabi: Leclerc é punido e perde dez posições no grid
Charles Leclerc perde dez posições no grid do GP de Abu Dhabi. Clive Mason/Getty Images

O piloto Charles Leclerc, da Ferrari, foi punido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) com a perda de dez posições no grid de largada para o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. O motivo é a troca de bateria no carro do terceiro colocado do campeonato de pilotos, e a pena pode interferir nas chances ferraristas de título na disputa de construtores.

Esta é a terceira troca de bateria realizada no carro de Leclerc, e apenas duas são permitidas no atual regulamento. Fernando Alonso também trocou o componente, mas apenas pela segunda vez no ano: portanto, está dentro das regras e não será punido.

Leia também

A perda de posições de Leclerc no grid de largada pode ser crucial na briga pelo título de construtores. Na última etapa da temporada, a Ferrari ocupa a segunda posição e precisa tirar a vantagem da líder McLaren, atualmente em 21 pontos. Os italianos somam 619 pontos, contra 640 dos britânicos. Esse número já foi maior, e os italianos conseguiram reduzir a diferença no GP do Catar.

O campeonato de construtores é muito importante para Ferrari e McLaren por dois motivos: o primeiro e mais importante é a premiação. O bolo financeiro é repartido pelas equipes ao término da temporada de acordo com a posição nesta disputa. Logo, a equipe que for campeã receberá mais que a rival e terá maior capacidade de investimento futura.

Mas não é só sobre dinheiro: Ferrari e McLaren são duas equipes gigantes na F1, mas amargam jejuns incondizentes com o tamanho delas no cenário do automobilismo. A última vitória dos italianos foi em 2008, com Felipe Massa e Kimi Raikkonen como pilotos. A McLaren vive uma seca ainda maior e está desde 1998 sem título. Na ocasião, Mika Hakkinen e David Coulthard dirigiam pela escuderia.

Leclerc liderou o primeiro treino livre, realizado na manhã desta sexta-feira em Abu Dhabi, com o tempo de 1m24s321. Além disso, teve a oportunidade de dividir a pista com o irmão Arthur, 18º colocado. Os dois se tornaram os primeiros irmãos a disputarem uma sessão na Fórmula 1 pela mesma equipe.

Punições para a Williams

Outros dois pilotos também foram punidos e vão perder cinco posições no grid de largada do domingo: Alexander Albon e Franco Colapinto, ambos da Williams. As caixas de câmbio dos carros dos dois pilotos foram substituídas.

As trocas e a subsequente punição foram ocasionadas pelos incidentes ocorridos no GP do Catar, na semana passada, de acordo com comunicado divulgado pela Williams. Franco Colapinto se envolveu em colisão com Esteban Ocon e abandonou a prova logo na largada. Albon, por sua vez, conseguiu ir até o fim da prova, mas também sofreu com problemas e terminou em 15º - último entre aqueles que não abandonaram.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X