Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ESPORTES

Fórmula 1 assegura GP do Canadá apesar de incêndios no país

Em comunicado ao ge.globo, categoria informou que a qualidade do ar é boa em Montreal; leste dos Estados Unidos e província canadense de Quebec sofrem efeitos de queimadas florestais fora de controle

Os incêndios florestais registrados no Canadá desde o início de maio se agravaram nesta semana, ganhando atenção mundial por causa da chegada de uma fumaça tóxica aos Estados Unidos. Um dos focos das queimadas é a província de Quebec, onde se localiza Montreal - sede do GP do Canadá no próximo fim de semana. Mas apesar da situação, a F1 confirmou não haver risco para a corrida.

- O evento não está em risco. Todas as informações relevantes nos garantiram que a situação neste momento é diferente da de outras partes do país e do norte dos EUA, que o risco permanece baixo e a qualidade do ar é boa em Montreal - declarou um porta voz da F1, em contato com o ge.globo.

Leia também

A etapa, válida como a oitava rodada desta temporada, é sediada anualmente no Circuito Gilles Villeneuve. A pista fica na ilha de Notre Dame, em Montreal. No começo da semana, 250 mil pessoas chegaram a ficar sem energia elétrica na cidade devido aos incêndios no norte da província de Quebec.

A localidade também sofreu com uma nuvem de fumaça registrada na terça-feira, quando o Ministério do Meio Ambiente canadense emitiu um alerta para Montreal. De acordo com o jornal americano "The New York Times", a cidade também registrava a névoa originada dos incêndios na quarta.

Mais de 11 mil pessoas no Quebec deixaram suas casas, e o governo precisou convocar centenas de bombeiros dos EUA. As províncias da Colúmbia Britânica e Alberta, próximas ao Oceano Pacífico, e Nova Escócia, perto da fronteira sudeste com os EUA, também sofrem com incêndios florestais.

O fenômeno é comum, mas a proporção foge da normalidade; o ministro de preparação para emergências, Bill Blair, estima que quase quatro milhões de hectares (38 mil km²) queimaram, o que equivale a 15 vezes a média de uma década inteira. Espera-se que a névoa chegue a países da Europa.

Essa não é a primeira corrida da F1 sob risco devido às condições climáticas na temporada 2023. Em maio, a categoria cancelou o GP da Emilia-Romagna por causa de temporais e enchentes que devastaram o Norte da Itália, deixando 15 mortos e centenas de desabrigados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas