Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ESPORTES

Ferrari vê carro da RBR em vantagem após atualizações e promete melhorias

Escuderia italiana viu rival tomar a dianteira nas últimas duas corridas da temporada 2022, mas deve trazer mudanças nas asas do carro e no assoalho para o GP da Espanha neste fim de semana

As duas primeiras etapas da F1 2022, os GPs do Bahrein e Arábia Saudita, indicavam a formação de uma disputa parelha entre Ferrari e RBR. No entanto, foi a equipe austríaca quem cresceu nas últimas provas e agora soma três vitórias contra duas da rival, apesar de ainda estar na vice-liderança do campeonato. Chefe da líder italiana, Mattia Binotto vê as atualizações da adversária à frente.

- A RBR tem sido muito boa a esse respeito. Eles são muito bons com os pneus médios, para serem tão rápidos quanto nós em curvas muito lentas. Temos que tentar avaliar e entender as razões por trás disso. E a resposta está no fato de que eles fizeram melhorias nas últimas corridas que tornaram seu carro mais rápido - comentou.

Limitada pelo novo teto de gastos da categoria, que neste ano gira em 140 milhões de dólares (ou R$ 693 milhões), a Ferrari pouco mudou seu carro desde a pré-temporada em Barcelona e no Bahrein.

Já a RBB apresentou novos sidepods e um assoalho diferente nos testes em Sakhir. Nas primeiras corridas de 2022, introduziu mudanças nas asas traseira e dianteiras e novas configurações no assoalho (o "piso" do monoposto). Em Miami - etapa vencida por Max Verstappen -, o RB18 também surgiu mais leve.

Ainda é a escuderia italiana que lidera o campeonato de construtores, mas a rival austríaca reduziu a desvantagem na vice-liderança para apenas seis pontos. No Mundial de Pilotos, o atual campeão mundial diminuiu a diferença para o líder Charles Leclerc de 27 para 19 pontos.

Foi o monegasco quem começou o ano vencendo no Bahrein em prova marcada pelo duplo abandono da RBR. A equipe de Verstappen e Sergio Pérez voltaria a sofrer outro revés na Austrália. Mas se peca na confiabilidade, é o time que vem vencendo a queda de braço com a Ferrari neste início de 2022.

- Há pelo menos duas corridas, aparentemente, o ritmo deles é um pouco melhor nos compostos médios e nos macios, e eles conseguem gerenciar melhor os pneus. Nós conseguimos colocar esses pneus na janela certa na classificação, o que nos ajuda, mas no ritmo de corrida, temos um pouco mais de dificuldade em relação a eles - avaliou Leclerc.

Melhorias a caminho

Apesar de perder força nas últimas provas, a Ferrari tem concentrado seus esforços em um pacote de melhorias para o F1-75, seu carro neste ano, que promete mudanças sobretudo nas asas traseiras, nos sidepods, dutos de freio e assoalho - este último visando reduzir a quicagem do bólido (efeito porpoising).

- Traremos uma série de atualizações técnicas para a Espanha. Será um pacote importante, não o mais importante da temporada. E num confronto técnico que se prolongará por muito tempo, não será uma única mudança que fará a diferença - Adiantou Binotto.

O engenheiro italiano ainda apostou que o teto orçamentário da F1 limitará os avanços da RBR, o que dará margem para a evolução da própria Ferrari.

- Espero, até porque há um limite de orçamento, que em algum momento a RBR pare de se desenvolver. Não entendo como eles fazem isso, mas digamos que nas próximas corridas poderia ser a nossa vez de tentar desenvolver nosso carro o máximo possível com atualizações…. Não temos dinheiro para gastar com isso em todas as corridas, mas ainda não o atualizamos desde o início da temporada - disse o chefe da líder do Mundial.