Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ESPORTES

Ferrari vê carro da RBR em vantagem após atualizações e promete melhorias

Escuderia italiana viu rival tomar a dianteira nas últimas duas corridas da temporada 2022, mas deve trazer mudanças nas asas do carro e no assoalho para o GP da Espanha neste fim de semana

As duas primeiras etapas da F1 2022, os GPs do Bahrein e Arábia Saudita, indicavam a formação de uma disputa parelha entre Ferrari e RBR. No entanto, foi a equipe austríaca quem cresceu nas últimas provas e agora soma três vitórias contra duas da rival, apesar de ainda estar na vice-liderança do campeonato. Chefe da líder italiana, Mattia Binotto vê as atualizações da adversária à frente.

- A RBR tem sido muito boa a esse respeito. Eles são muito bons com os pneus médios, para serem tão rápidos quanto nós em curvas muito lentas. Temos que tentar avaliar e entender as razões por trás disso. E a resposta está no fato de que eles fizeram melhorias nas últimas corridas que tornaram seu carro mais rápido - comentou.

Leia também

Limitada pelo novo teto de gastos da categoria, que neste ano gira em 140 milhões de dólares (ou R$ 693 milhões), a Ferrari pouco mudou seu carro desde a pré-temporada em Barcelona e no Bahrein.

Já a RBB apresentou novos sidepods e um assoalho diferente nos testes em Sakhir. Nas primeiras corridas de 2022, introduziu mudanças nas asas traseira e dianteiras e novas configurações no assoalho (o "piso" do monoposto). Em Miami - etapa vencida por Max Verstappen -, o RB18 também surgiu mais leve.

Ainda é a escuderia italiana que lidera o campeonato de construtores, mas a rival austríaca reduziu a desvantagem na vice-liderança para apenas seis pontos. No Mundial de Pilotos, o atual campeão mundial diminuiu a diferença para o líder Charles Leclerc de 27 para 19 pontos.

Foi o monegasco quem começou o ano vencendo no Bahrein em prova marcada pelo duplo abandono da RBR. A equipe de Verstappen e Sergio Pérez voltaria a sofrer outro revés na Austrália. Mas se peca na confiabilidade, é o time que vem vencendo a queda de braço com a Ferrari neste início de 2022.

- Há pelo menos duas corridas, aparentemente, o ritmo deles é um pouco melhor nos compostos médios e nos macios, e eles conseguem gerenciar melhor os pneus. Nós conseguimos colocar esses pneus na janela certa na classificação, o que nos ajuda, mas no ritmo de corrida, temos um pouco mais de dificuldade em relação a eles - avaliou Leclerc.

Melhorias a caminho

Apesar de perder força nas últimas provas, a Ferrari tem concentrado seus esforços em um pacote de melhorias para o F1-75, seu carro neste ano, que promete mudanças sobretudo nas asas traseiras, nos sidepods, dutos de freio e assoalho - este último visando reduzir a quicagem do bólido (efeito porpoising).

- Traremos uma série de atualizações técnicas para a Espanha. Será um pacote importante, não o mais importante da temporada. E num confronto técnico que se prolongará por muito tempo, não será uma única mudança que fará a diferença - Adiantou Binotto.

O engenheiro italiano ainda apostou que o teto orçamentário da F1 limitará os avanços da RBR, o que dará margem para a evolução da própria Ferrari.

- Espero, até porque há um limite de orçamento, que em algum momento a RBR pare de se desenvolver. Não entendo como eles fazem isso, mas digamos que nas próximas corridas poderia ser a nossa vez de tentar desenvolver nosso carro o máximo possível com atualizações…. Não temos dinheiro para gastar com isso em todas as corridas, mas ainda não o atualizamos desde o início da temporada - disse o chefe da líder do Mundial.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas