F1: Alfa Romeo confirma Guanyu Zhou para temporada 2023

Primeiro piloto chinês da categoria seguirá na equipe por mais uma temporada; F1 retorna à Ásia neste domingo, no GP de Singapura

Aproveitando o iminente retorno da F1 à Ásia neste domingo, no GP de Singapura, a Alfa Romeo anunciou que vai seguir com Guanyu Zhou para a temporada 2023. O piloto chinês, estreante na categoria, será mais uma vez companheiro de Valtteri Bottas, que tem contrato até 2025.

- Estou feliz e grato à Alfa Romeo pela oportunidade de ser parte da equipe por mais uma temporada. Chegar à F1 foi um sonho realizado, e a sensação de disputar uma corrida pela primeira vez vai viver em mim para sempre. A equipe tem sido incrivelmente apoiadora, me recebendo desde o primeiro dia, me ajudando na adaptação à categoria mais complexa do automobilismo - celebrou Zhou.

A Alfa Romeo destacou os níveis de maturidade e habilidades de corrida que extrapolam os 23 anos do piloto. Além disso, a equipe ressaltou a ética profissional do chinês, presença constante na sede em Hinwil (Suíça).

- Estou ansioso para seguir trabalhando com Zhou. Desde o primeiro dia, nos testes em Abu Dhabi no ano passado, ele me impressionou por sua abordagem ao trabalho, e esse é sempre um traço muito positivo. Sabíamos que ele era veloz, mas a forma que ele se adaptou à F1 em um período tão curto de tempo foi uma das grandes surpresas da nossa temporada - analisou Frédéric Vasseur, chefe de equipe da Alfa Romeo.

Zhou é o 17° colocado no campeonato de pilotos, com seis pontos. O chinês terminou na zona de pontuação em três GPs: Bahrein, Canadá e Itália. Mesmo com 40 pontos a menos que o companheiro Valtteri Bottas, o chinês impressiona por fazer uma temporada de estreia com poucos erros comuns a novatos.

Em Silverstone, no GP da Inglaterra, o piloto protagonizou um acidente assustador na largada, quando capotou e quase atingiu a arquibancada. Mesmo com o Santo Antônio destruído, o que levou a FIA a instaurar mudanças no design da peça, o piloto saiu ileso.

A Fórmula 1 retorna neste domingo, 2 de outubro, para o GP de Singapura. A etapa em Marina Bay é o primeiro match point da temporada para Max Verstappen, que pode ser coroado bicampeão de forma antecipada.