Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ESPORTES

COB suspende Wallace de atividades e competições; atleta pode recorrer

Oposto do Sada Cruzeiro, recentemente, compartilhou ameaça a Lula, presidente e autoridade máxima do País

O Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil, representado por Ney Bello, suspendeu Wallace de atividades ligadas ao COB e suas afiliadas até a finalização do processo dirigido pela União Advocacia-Geral da União (AGU). Na última segunda-feira, o atleta de vôlei compartilhou enquete nas redes sociais, na qual perguntava a seus seguidores se eles dariam um tiro na cara de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente e autoridade máxima do país.

A decisão foi publicada por Ney Bello nesta sexta-feira. De acordo com o Conselheiro Relator, "a liberdade de expressão de atletas, dirigentes e corpo técnico não difere muito daquela atribuível a qualquer cidadão e, portanto, não se confunde com ofensas, ameaças, violência ou inconformidade com as instituições do Estado Democrático de Direito".

Leia também

Wallace já havia sido afastado por tempo indeterminado do Sada Cruzeiro, clube que atua ininterruptamente desde maio de 2021. Após a repercussão negativa do seu ato, a Comissão de Combate às Discriminações da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) o denunciou por incitação à violência.

O Conselho de Ética do COB também ressaltou a importância do espírito esportivo dos atletas, com citação especial a Pelé e Roberto Dinamite, além de Maria Lenk, Esther Bueno, dentre outros nomes do esporte nacional e mundial.

- Para além, o atleta, mais ainda o atleta olímpico, e sobretudo os campeões olímpicos devem ter em mente que a sua conduta reflete na sociedade de maneira diferenciada, na medida em que o esporte - desde a Grécia antiga e presente no conceito previsto nos ideais do Barão de Coubertin - tem a função de realizar princípio éticos e morais de toda uma coletividade. Mais que isso, o atleta campeão olímpico exerce influência em toda a juventude, que através do esporte vê em seus ídolos um exemplo a ser seguido. Adolescentes observam o atleta com admiração e respeito, e talvez seja esse o único posto - salvaguardada a ficção no cinema - onde heróis são educativos, construtivos e fazem bem para o ideário de um povo.

- Roberto Dinamite, Pelé, Maria Lenk, Esther Bueno não tiveram apenas a honra e a glória de serem campeões. Todos tiveram a responsabilidade de educar gerações que precisavam pautar-se por princípios éticos e morais para seguirem na luta pela construção de uma sociedade melhor para todos, não obstante as opções políticas de cada um - escreveu Ney Bello, em comunicado oficial.

O atleta tem o direito de recorrer à decisão. Ele precisa apresentar sua defesa em, no máximo, cinco dias. Aos 35 anos, ele era o capitão do Cruzeiro, líder da Superliga Masculina.

Wallace fez postagem contra Lula
Wallace fez postagem contra Lula | Foto: Reprodução

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas