Para muitos praticantes, o golfe é um esporte simples. A modalidade consiste em “jogar uma bola, utilizando um taco, desde a área do Tee (terreno inicial) até o buraco, executando uma tacada ou tacadas sucessivas em conformidade com as Regras”, diz a definição do esporte. Essa, inclusive, é a primeira regra nas Regras do Golfe, que é, sem dúvida, um dos esportes mais antigos que existem e, para alguns, um pouco complicado de se entender.
Mas o garoto Joaquim Busso, de apenas 8 anos de idade, é craque no assunto e já mostra intimidade com o esporte. Ao ser perguntado pela Gazetaweb sobre essa preferência pelo golfe, assim, tão cedo, ele disse: “Ah, eu tenho certeza que o golfe vai ser sempre meu esporte. E o meu futuro no golfe eu espero que eu consiga jogar bem e que consiga muitas conquistas”.
Leia também
Em Alagoas, mais precisamente em Porto de Pedras, o jovem talento vem se destacando. Treinando no Tatuamunha Golf Club, um campo relativamente novo, Joaquim tem algumas competições na bagagem. Em agosto deste ano, por exemplo, ele participou de uma etapa classificatória para o US KIDS, o mais importante campeonato para crianças do mundo e que será realizado em 2025, em Pinehurst, nos EUA.
“Foram dois dias de campeonato e no segundo dia ele conseguiu ficar em 4° lugar, de 7 anos. Ele tem 8 anos ainda, faz 9 anos em novembro. Era o mais novinho e o que tem menos recursos, vamos dizer assim”, disse a mãe de Joaquim, a jornalista Anna Flávia Lucena, sobre o fato de o golfe ser considerado por muitos como um esporte de elite. “Então, vemos essa conquista dele como um feito muito grande”, falou à reportagem.
Anna é de Salvador-BA, de onde saiu em 2008, e hoje vive em Porto de Pedras. Já Joaquim, nasceu em João Pessoa-PB, onde viveu até 2022, quando o pai dele, o professor de golfe Fernando Busso, que é argentino, recebeu a proposta de eles irem morar em Porto de Pedras. O casal ainda tem uma filha, a Janaína, 7 anos, também nascida na capital paraibana.
“Foi em 2022 que o Joaquim começou a jogar, sendo treinado pelo pai. E daí ele foi se desenvolvendo muito bem para a idade e as condições que a gente tinha. Ele ama golfe! Tem uma verdadeira paixão. E o Tatuamunha Golf Club foi e é fundamental para o seu crescimento”, emendou Anna Flávia.
Em 2023, em um campeonato para adultos, a organização incluiu a categoria Juvenil para que Joaquim Busso sentisse como seria o gosto de competir. O garoto era o único inscrito e ganhou um troféu. Já este ano ele foi a Fortaleza para um campeonato e ficou em segundo lugar (Juvenil até 15 anos), perdendo para um garoto de 13 anos, de Fortaleza-CE.
A ideia é que Joaquim consiga competir no Nacional. Por isso, foi a São Paulo para a classificatória do US KIDs, que conta com três etapas. A primeira foi a que aconteceu em agosto (dias 10 e 11), o "Lago Azul Golfe Clube".
“Temos a segunda etapa, agora em setembro, e a última será em novembro. Aí, sim, ele ganhará uma vaga para participar internacionalmente, representando Alagoas. Foi um desafio muito grande participar desta etapa em São Paulo. Fez sete graus no primeiro dia de campeonato e os lábios dele cortaram. Ele não tinha casaco adequado e contamos com a ajuda financeira de Christopher Pontifex e Cyro Paturi, lá do Tatuamunha Golf Club, onde o Joaquim treina quase diariamente. Eles custearam passagens, hospedagem…”, disse Anna Flávia.
À Gazetaweb Joaquim também falou sobre a expectativa para estas competições: “A minha expectativa é que eu consiga me classificar”.
Joaquim, que estuda na Manu Kids, escola localizada em São Miguel dos Milagres-AL, já enfrentou até um golfista americano. “Foi um evento que reuniu as melhores crianças jogadoras do mundo! Todas em busca de classificação para o US Kids”, disse.
E completou, destacando um sonho para o futuro: “Uma coisa que eu quero bastante é um dia participar das Olimpíadas e representar o Brasil. Eu quero que, comigo, o Brasil cresça e evolua”.
Arrecadar recursos
Sobre esta competição, Joaquim e seus pais estão realizando uma vakinha para custear as despesas. Inclusive, parte do valor foi destinada à competição em São Paulo e o que for conseguindo servirá para as despesas com as disputas em setembro (no Club de Campo, em São Paulo), em novembro (no São Paulo Golfe Clube) e em agosto de 2025, no caso, o US Kids (nos EUA).
Quem quiser ajudar, a chave PIX é a seguinte: [email protected].
“Lembramos que a @vakinha é a plataforma de arrecadação mais segura do Brasil. A vakinha fica aberta até agosto de 2025. Qualquer ajuda é bem-vinda!”, postou Joaquim Busso, em suas redes sociais.