Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Treinos adaptados invadem a rotina dos alagoanos na quarentena

Após decreto estadual que determinou fechamento de academias, profissionais de Educação Física compartilham treinamentos nas redes sociais

A paralisação de atividades, inclusive as esportivas, por conta da pandemia do coronavírus, tem obrigado pessoas a se reinventarem. Com certeza você deve ter visto muita gente postando vídeos de exercícios diários nas redes sociais. Essa tem sido a saída encontrada durante o período em que o melhor a se fazer é ficar em casa.

A coach Lilyanne Melo, que ministra aulas numa academia de crossfit, afirmou que os cuidados com os alunos já vinham sendo adotados nos espaços do box antes do início do decreto que determinava o fechamento de academias, mas ela também comentou que a quantidade de frequentadores diminuiu quando houve confirmação de casos no Estado.

"O fluxo de alunos por aula foi reduzindo naturalmente, chegando a ter a presença de apenas cinco, sete, nove alunos por aula. Como nossa sede é grande, a orientação da OMS de manter, no mínimo, um metro de distância, estava sendo atendida tranquilamente. Aliado a isso, no intervalo de cada treino, nossos materiais eram higienizados com álcool 70% e nossos espaços eram lavados diariamente".

Mas aí eles precisaram fechar e, segundo Lilyanne, os alunos não tiveram resistência e entenderam que era necessário para o bem-estar da população. Desde o fechamento, ela contou que a equipe pensou em como incentivá-los a fugir da rotina de passar o dia assistindo à TV ou ficar apenas nas redes sociais. Por isso, eles adotaram a moda dos treinamentos adaptados.

"Consiste, em síntese, em vídeos liberados no perfil do nosso box, no Instagram, onde nós, coachs, repassamos movimentos de mobilidade e, em seguida, treinos caseiros. Todos os dias temos disponibilizado treinos novos para todo o público, alunos e não alunos".

Lillyane também disse que é importante ligar o alerta para o sedentarismo neste momento de quarentena, já que o isolamento social leva pessoas a passarem mais tempo deitadas e comendo. Além disso, o exercício pode ser fundamental para quem tem tendência a desenvolver problemas psicológicos, como estresse e ansiedade.

"A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todos os adultos saudáveis realizem 30 minutos diários de atividade física. Os saquinhos de feijão, uma cadeira e até a velha faxina podem ajudar! O importante é se manter ativo. Isso vai nos ajudar a superar este momento de forma mais saudável e divertida".

E se você, que ainda não adquiriu o hábito de se exercitar, quer ser uma pessoa mais saudável, basta acompanhar @box7mcz (no Instagram) e fazer os treinos desenvolvidos pelos profissionais de Educação Física.

Tags