Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Prefeitura retoma Conselho do Esporte e discute rumos pós-pandemia

o encontro virtual discutiu, entre outros assuntos, a base inicial de retomada das atividades esportivas em Maceió

A Prefeitura de Maceió retomou as reuniões do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (CMEL), nesta quarta-feira (23). O encontro, que, em março, foi adiado em razão da pandemia da Covid-19, aconteceu, dessa vez, de maneira remota. Na ocasião, os conselheiros e representantes da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) discutiram sobre a retomada das atividades esportivas na capital alagoana e outros assuntos no período pós pandemia. 
Por meio de videoconferência, o gestor da Semtel, Jair Galvão, foi empossado como novo presidente do CMEL e aproveitou para apresentar o secretário-adjunto de Esporte e Lazer, Lucas Pontes, aos presentes na reunião. Na sequência, foi aberto o momento para eleger o vice-presidente e, por unanimidade, o representante das federações do esporte amador, Jadson Lira, foi escolhido pelos conselheiros.
"Este foi um momento de resgate dessa ferramenta de política pública. O recomeço do Conselho fortalece e cria vínculo com toda comunidade esportiva, ainda mais em um momento difícil como este. Aqui, todos os conselheiros podem colocar em debate questões gerais e específicas para que o esporte em Maceió possa ter um ambiente correto e saudável depois do período de isolamento social", declarou Galvão.
O secretário-adjunto Lucas Pontes informou aos conselheiros os eventos esportivos que Maceió deixou de sediar por conta da pandemia, como o IronMan 70.3, que foi cancelado e tinha previsão para acontecer pela terceira vez consecutiva na capital alagoana, em agosto. O gestor destacou também a reformulação dos projetos presenciais da Semtel, que passou a ofertar atividades físicas online diariamente, por meio do projeto Esporte e Lazer em Casa.
Outro exemplo de criatividade da Prefeitura de Maceió na adaptação ao momento de distanciamento social, foi o sucesso da e-Copa Maceió Solidária. A competição de futebol virtual teve o objetivo de arrecadar cestas básicas para os profissionais autônomos da educação física, afetados pela pandemia. Entre doações e valor de inscrições revertidos em alimentos, foram arrecadados cerca de meia tonelada de donativos não-perecíveis.
Para continuar o planejamento do plano de retomada das atividades presenciais, o Conselho deverá aumentar a frequência de reuniões. Outro passo neste protocolo deverá ser dado em um novo encontro marcado, a princípio, para o dia 27 de julho. O alinhamento das questões técnicas que envolvem o retorno do esporte na capital alagoana terá como base, também, os documentos elaborados pelas Confederações Brasileiras e Internacionais de algumas modalidades esportivas executadas pela população maceioense.
Criado em 06 de janeiro de 2000 pela Lei Nº 4.930, o Conselho passou mais de 17 anos desativado e foi retomado pelo prefeito Rui Palmeira em junho de 2018. Ao lado da Semtel, o CMEL objetiva formular políticas públicas e programar ações destinadas ao fortalecimento das atividades esportivas e de lazer em Maceió.
Personal trainers autorizados
Recentemente, a Prefeitura de Maceió autorizou a retomada da atuação dos profissionais da educação física, desde que atendam um aluno por vez, com hora marcada e em locais privados (residências e estúdios). Além disso, é necessária a utilização de equipamentos de proteção individual, respeitando os cuidados com a higienização já protocolados pelos órgãos de saúde.

Tags