Por conta de novo formato, ASA confirma participação na Copa do Nordeste 2022

Sem jogar competição Regional desde 2013, time arapiraquense estará de volta na Lampions em 2022

No meio de uma turbulenta situação no Campeonato Brasileiro da Série D, a torcida do ASA finalmente tem algo para comemorar. Foi confirmado pelo clube, na tarde desta segunda (26), que o Alvinegro estará na Copa do Nordeste de 2022. A classificação do Fantasma vem por conta do aumento do número de clubes na 'Lampions', passando de 20 para 36. Com isso, o clube deve disputar o mata-mata antes da fase de grupos.

Com a participação do ASA, Alagoas terá três representantes na Copa do Nordeste. O time Alvinegro junta-se ao CRB e ao CSA. A classificação arapiraquense vem por conta do clube ser o melhor colocado no Ranking da CBF entre os alagoanos não classificados. Além disso, o ASA estará na primeira fase preliminar e terá que passar por três mata-matas para chegar à fase de grupos.

É previsto que o mata-mata da primeira fase seja em jogo único, e que o ASA seja o mandante. A ''nova'' Copa do Nordeste deve anteceder uma nova competição de 2023, no qual, funcionaria como uma espécie de Segunda Divisão do Nordeste.

Em sua última participação na Copa do Nordeste, em 2013, ASA foi vice-campeão - Foto: Ailton Cruz

O presidente do ASA, Moisés Machado, comentou sobre o assunto e falou em planejamento, apesar da campanha ruim na Série D.

“A gente vai começar o planejamento para esta competição a partir do mês de setembro. É importante frisar que é mais um campeonato para o calendário esportivo do nosso ASA”, disse Moisés.

Apesar da Federação Alagoana de Futebol não ter comentado sobre o assunto oficialmente, o diretor de marketing da Federação Cearense de Futebol, Bira do Vale, falou sobre o assunto com exclusividade à Gazetaweb.

"Ficamos muito felizes em conquistar mais duas vagas para a Copa do Nordeste. Com a inserção de mais dois clubes do nosso estado na maior competição regional do país, com certeza o futebol cearense só tem a ganhar. Esperamos que nossos clubes se fortaleçam cada vez mais dentro do cenário nacional e elevem o nível do futebol local, garantindo assim muitas conquistas para o Estado do Ceará."

Lembrando que o principal motivo da adição de novas vagas é a valorização do futebol nordestino e a oportunidade para outros clubes. Enquanto o ASA estará na primeira fase, o CSA já tem sua vaga na fase de grupos, por ser o atual campeão alagoano. Já o CRB está na 2ª fase de mata-mata.