No Recife, Adefal participa do regional NO/NE de Atletismo e Natação

Competição será disputada nos próximos dias 5 e 6 de março, na capital pernambucana

A equipe de natação e atletismo da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), composta por 17 paratletas, seguiu viagem nesta sexta-feira (04) para Recife, onde irá participar do Regional Norte/Nordeste do Circuito Caixa Loterias de Atletismo e Natação, que acontecerá nos dias 05 e 06 de março.
A competição acontecerá no Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife, e irá reunirá mais de 500 paratletas das regiões norte e nordeste do País, totalizando 42 entidades.  
Representando a Adefal no atletismo, a veterana Sônia Gouveia, Classe F53, é a 2ª no ranking mundial em lançamento de disco. Sônia ainda é a grande esperança de Alagoas se ver representada nas paraolimpíadas Rio 2016. 
Outro destaque é o jovem José Talvanes, Classe T37, dono do recorte brasileiro nos 400m rasos e ouro nas três etapas de que participou em 2015, além do velocista José Adelito, que está entre os três melhores no ranking brasileiro nos 200m rasos, acumulando, ainda, o título de campeão do Circuito Norte/Nordeste 2015, nos 100m e 200m rasos.
Na natação, o destaque e a esperança de medalha ficará por conta dos nadadores André Luiz, Classe S14, atual campeão Norte/Nordeste em todas as provas disputadas. Ele também é 3ª colocado no ranking brasileiro na prova dos 50m livre, sendo uma aposta para o mundial que acontecerá no México, em 2017.
Destaque também para os nadadores Luiz André, Classe S6, que ocupa o 4ª lugar no ranking brasileiro dos 50m borboleta; Érica Ferro, classe S8, 3ª lugar no ranking brasileiro dos 100m borboleta; Neusvaldo Vanderlei, Classe S9, atual campeão dos 100m costas; e Nataniel Malta, Classe SB5, campeão Norte/Nordeste de 2015 nos 100m peito, ocupando o 4ª lugar no ranking brasileiro nesta categoria.
Ao falar sobre a competição, o coordenador de esportes da Adefal e preparador técnico da equipe de natação, Diego Calado, afirma que a equipe segue para a competição com o objetivo de alcançar o maior número de índices para as etapas do Brasileiro 2016, além da tão sonhada vaga para as paraolimpíadas Rio 2016. "Estamos realizando um trabalho com muita dedicação e disciplina. Tenho certeza que os resultados serão satisfatórios", destacou Diego Calado.
O Circuito Brasil Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro e é patrocinado pela Caixa Loterias. O objetivo do evento é desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para atletas de elite e novos valores do esporte paraolímpico do País.