Na lanterna da Série B e buscando primeira vitória, CRB visita o poderoso Grêmio, em Porto Alegre

Galo precisa superar o Tricolor Gaúcho, fora de casa, para sonhar com saída da zona do rebaixamento

O CRB tem mais uma chance de deixar a zona do rebaixamento, mas o desafio é complicado. Neste sábado (30), às 16h30, o Galo entra em campo na imponente Arena do Grêmio, em Porto Alegre, para enfrentar o Grêmio. O confronto acontece pela 5ª rodada da Série B, valendo coisa boa para ambas as equipes.

Panorama

O embate será, literalmente, um encontro de opostos. O Galo ocupa a 20ª posição da Segundona, com apenas um ponto, após perder para Ponte Preta e Náutico, em sequência. A situação fica mais delicada quando se imagina a sequência da rodada. Mesmo que vença, o time regatiano precisa secar todo mundo que tem quatro pontos, porém, é obrigatório fazer sua parte.

Já o Grêmio, finalmente conseguiu engatar uma boa sequência na Série B. Depois de perder pontos nas duas primeiras rodadas, o Tricolor Gaúcho bateu Guarani e Operário para chegar à quarta colocação e estar tranquilo no G4. Hoje, o Tricolor tem sete pontos e precisa de mais um resultado positivo para ameaçar o líder Bahia.

CRB vem de derrota desastrosa, contra os reservas do Náutico - Foto: Ailton Cruz

CRB

A derrota para o Náutico, na última quarta (27), não pegou bem no Ninho do Galo. Favorito, em casa e contra os reservas do adversário, o time de Marcelo Cabo sofreu um revés de 2 a 1. A derrota afundou o CRB e colocou, oficialmente, uma crise na equipe, que tem sofrido com um futebol muito pobre dentro de campo.

O maior problema tem sido o ataque. Com apenas dois gols marcados no torneio, o ataque tem funcionado muito pouco. O próprio artilheiro da equipe, Anselmo Ramon, não marcou na Série B e vai vivendo uma seca que incomoda. Por outro lado, Richard tem conseguido um destaque positivo pela ponta e é titular incontestável de Cabo.

Richard vibra com o primeiro gol do Galo na Série B de 2022 - Foto: Ailton Cruz

Falando em destaques, o meia Maicon, ex-Grêmio, está fora do confronto. Segundo o clube, o jogador nem viajou para Porto Alegre e segue em tratamento de lesão. Contra o Náutico, o técnico regatiano apostou em Rafael Longuine, que não correspondeu. Com isso, Vico pode recuperar vaga na posição, para deixar o ataque mais veloz.

Possivelmente, Cabo apostará em um time de muita velocidade. Sabendo da força do Grêmio dentro de casa, o treinador aposta em uma equipe mais defensiva e que gosta dos contra-ataques. Romão é dúvida, após sentir contra o Timbu, e Bryan pode ser titular. Com isso, o Galo deve jogar com: Diogo Silva; Reginaldo, Gum, Iago Mendonça e Bryan (Guilherme Romão); Marthã, Yago e Vico (Rafael Longuine); Richard, Emerson Negueba (Fabinho) e Anselmo Ramon.

Romão no seu treinamento com a camisa regatiana - Foto: Divulgação / CRB

GRÊMIO

Com o elenco mais caro e uma das camisas mais pesadas da Série B 2022, o Grêmio tem só um objetivo em 2022: o acesso. Embalado pelo pentacampeonato do Gauchão, o Tricolor assustou nas duas primeiras rodadas e ocupou o Z4 por um curto período. Porém, nada como duas vitórias seguidas para empolgar e colocar a equipe entre as quatro melhores.

O time de Roger Machado tem mudado a cara para disputar a Série B. Com um futebol um pouco mais reativo e apostando no contra-ataque, o Imortal conseguiu bons resultados.

Para o jogo, Roger já tem um novo reforço: Elkeson. O jogador, que veio do futebol chinês, será relacionado pela primeira vez e deve começar no banco de reservas. Quem pode ganhar posição é o atacante da base Elias, no lugar de Campaz. Ferreirinha segue como desfalque por conta de uma lesão, assim como Edílson.

Cria da base gremista, Elias pode pintar entre os titulares - Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Enquanto isso, Kannemann segue em tratamento e Rodrigues briga com Rodrigo Ferreira por uma vaga na lateral direita. Fora isso, o time-base deve ser mantido com: Brenno; Rodrigo Ferreira (Rodrigues), Geromel, Bruno Alves e Nícolas; Villasanti, Lucas Silva e Bitello; Campaz (Elias), Biel e Diego Souza.

Arbitragem

O árbitro da partida será Felipe Fernandes de Lima (CBF/MG). Felipe terá assistências de Guilherme Dias Camilo (FIFA) e Felipe Alan Costa de Oliveira (CBF/MG), ambos também da Federação Mineira de Futebol. Lucas Guimarães Rechatiko Horn (CBF/RS) será o quarto árbitro.

Já no vídeo, contaremos com a presença de Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (CBF/MG), como VAR principal, e Frederico Soares Vilarinho (CBF/MG) como seu assistente.