Mais de 800 atletas participarão, no próximo domingo (21), da primeira etapa do Circuito Alagoano de Jiu-Jitsu, maior campeonato da modalidade em Alagoas. O evento é organizado pela Liga Alagoana de Jiu-Jitsu (LAJ-J) e reunirá competidores de várias equipes, locais e regionais.
"Nunca nenhum evento exclusivamente de jiu-jitsu reuniu tantos atletas em Alagoas. Estamos muito felizes com a participação de tantos competidores. Isso é fruto do respaldo que precisávamos para continuar organizando eventos pensados exclusivamente nos atletas, em premiações, brindes e incentivos à altura de seus esforços e investimentos", comemorou Sibele Lima, uma das integrantes da comissão organizadora do campeonato.
Leia também
Em 2016, a LAJ-J realizou três etapas do Circuito Alagoano de Jiu-Jitsu e, ao final do ano, premiou com dinheiro os três atletas que somaram as maiores pontuações na categoria Absoluto. Este ano, a exemplo do ano anterior, os campeões serão premiados com um salário mínimo, enquanto os segundos colocados receberão R$ 500, e os terceiros, R$ 300 cada.
Entre as muitas novidades deste ano, destaque para a parceria da Liga Alagoana de Jiu-Jitsu com a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, que disponibilizou para os atletas que não residem em Maceió a hospedagem no alojamento do estádio Rei Pelé. "Sabemos que as dificuldades são muitas para que os atletas se desloquem para Maceió e, por isso, oferecemos a hospedagem, que já se torna um custo a menos", explicou Sibele Lima.
Projetos sociais
E mais uma vez, o Circuito Alagoano reservou 10% do número de inscritos para as crianças e jovens de projetos sociais de todo o Estado. Ainda de acordo com Sibele Lima, esta foi uma forma de a liga incluir no campeonato jovens que não podem pagar a inscrição. "Há dezenas de projetos sociais que tiram menores em situação de risco das ruas e da ociosidade, levando-os para os tatames. Esta iniciativa precisa ser valorizada e, por isso, fazemos questão de tê-los em todas as etapas do Circuito Alagoano", enfatizou.
Nesta primeira etapa, 75 crianças e jovens dos projetos sociais participarão do campeonato, que contará com a maior estrutura de áreas de luta já vista no Estado e uma logística de funcionamento apenas vista nos maiores campeonatos de jiu-jitsu do Brasil.
"Com o Circuito Alagoano de Jiu-Jitsu, Alagoas não fica devendo nada a nenhum outro campeonato realizado no Brasil. Estamos ofertando aos atletas a melhor estrutura, a melhor premiação e a certeza de competir entre os melhores", finalizou Sibele Lima.