Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Luta pelo acesso: ASA começa a decidir vaga na Série C neste domingo (21), contra o Pouso Alegre, em Arapiraca

Equipes fazem primeiro jogo do mata-mata do acesso no Coaracy da Mata Fonseca, já que mineiros têm melhor campanha

É hoje, torcedor! A primeira batalha rumo à Série C de 2023 começa às 16 horas deste domingo (21). No Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, ASA e Pouso Alegre fazem o confronto de ida do mata-mata do acesso da Série D. As duas equipes fizeram campanhas muito parecidas até chegarem nas quartas. Enquanto o Gigante quer retornar para a 3ª Divisão após cinco anos, o Dragão tenta o inédito acesso.

As campanhas

Os dois clubes viveram altos e baixos até chegarem nesta fase. O ASA estava no Grupo 4, considerado por muitos o grupo da morte desta Série D. Apesar de alguns sufocos, o Alvinegro se classificou na liderança, com 25 pontos. Já no mata-mata, o clube arapiraquense conseguiu eliminar o Afogados sem sustos. Nas oitavas, passou sufoco e só tirou o Rio Branco nos pênaltis.

No quinto e último pênalti, Didira marcou e classificou o Fantasma para o mata-mata

O Pouso Alegre teve uma jornada parecida. Integrante do Grupo 6, o Pousão foi líder, superando clubes como Bahia de Feira, Nova Venécia e Ferroviária. No mata-mata, a equipe treinada pelo experiente Paulo Roberto Santos brilhou. Na segunda fase despachou o Operário de Várzea Grande. Já nas oitavas, eliminou o tradicional Paraná Clube.

ASA

Para muitos, parecia impossível, mas o ASA superou 18 jogos e conseguiu a sonhada vaga no mata-mata do acesso da Série D. Mas, obviamente, o objetivo principal ainda não foi conquistado. Após um ano turbulento e recheado de troca de treinadores, a equipe se estabilizou e chega com moral para decidir o acesso.

O jovem técnico Jota conseguiu fazer o time jogar, especialmente com a ajuda dos mais experientes. Um dos fatores que mais ajudou na caminhada do Fantasma foi a volta de pilares que brilharam com a camisa alvinegra. Casos do atacante Júnior Viçosa, do lateral esquerdo Thallyson e do volante Jorginho.

Para enfrentar o Pouso Alegre, deve ser escolhida uma postura cautelosa, já que nesta fase erros custam caro. A boa notícia é a volta da dupla de zaga titular. Cris Lucca e Brumati cumpriram suspensão contra o Rio Branco e serão titulares. Com isso, Alysson Dutra e Benne retornam para o banco de reservas.

E mais, o Gigante não tem problema com jogadores suspensos, depois de um bom tempo. O único atleta que se encontra pendurado é o atacante Diego Rosa, que deve ser reserva. A escalação deve ter mudanças mais defensivas, com Colina retornando e Didira no ataque. Por isso, o ASA deve jogar com: Renan Rinaldi; Michel Tiago, Cris Lucca, Brumati e Thallyson; Zé Wilson, Jorginho (Colina) e Roger Gaúcho; Didira, Anderson Feijão e Ermínio.

POUSO ALEGRE

Sem medo de errar, o Pousão vive o momento mais especial da sua história. Fundado em 1913, a equipe retornou ao futebol há pouco tempo e conseguiu feitos sensacionais. Foi campeão da 2ª e 3ª divisão do Campeonato Mineiro, em dois anos seguidos. Já em 2021, brilhou na elite do Estadual, rendendo a vaga para o torneio nacional, pela primeira vez em sua história.

Algo que vem ajudando muito o Pouso é a experiência do seu elenco. No banco, o técnico é Paulo Roberto Santos, que em 2016 conseguiu o acesso com o São Bento. O elenco ainda conta com o goleiro Edson Mardden (ex-CRB) e o volante Serginho (ex-CRB e Bragantino), experientes, além de jogadores que brilharam no futebol mineiro recentemente.

Após eliminar o Paraná no caldeirão do Manduzão, o técnico pousoalegrense terá o retorno do lateral direito titular Nando, que cumpriu suspensão. Com isso, Leo Gobo deve ficar no banco de reservas. Quem briga por vaga é o atacante Marcos Nunes, que se recuperou de lesão. Contudo, não deve haver grandes mudanças no Dragão, que pode atuar com: Edson Mardden; Nando, Victor Pereira, Thuram e Foguinho; Gledson, Matheus Roldan e Neto Paraíba (Michel Paulista); Iago, Alisson (Marcos Nunes) e Ingro.

Arbitragem

Uma novidade nas quartas de final da Série D será a presença do árbitro de vídeo, para evitar polêmicas. Em Arapiraca, o VAR será Adriano de Assis Miranda (CBF/SP), com assistência de Vitor Carmona Metestaine (CBF/SP). No campo, quem apita é Douglas Marques das Flores (CBF/SP), que já em 2022 apitou alguns jogos da Série A e B do Brasileiro.

Douglas terá como assistentes Anderson José de Moraes Coelho (CBF/SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (CBF/SP). Enquanto isso, José Guilherme Almeida e Souza (CBF/SP) será o quarto árbitro e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (CBF/AL) o quinto árbitro.

Tags